ASSINE
search button

Vacinação contra a febre amarela será intensificada na cidade do Rio

Compartilhar

As 233 unidades de atenção básica do município do Rio vão aplicar a vacina contra a febre amarela no próximo sábado (25). Atualmente, apenas os 34 postos da capital disponibilizam a vacinação, que tem uma campanha prevista para a próxima semana. Com a medida, será possível fazer a imunização em qualquer clínica da família ou centro municipal de saúde da cidade até o fim do ano.

Com a campanha a ser iniciada no próximo dia 27, o Rio de Janeiro se soma aos 64 municípios do estado em que a imunização contra a febre amarela já está sendo feita. Dois casos foram confirmados na cidade de Casimiro de Abreu, e uma pessoa morreu. Quatro pessoas estão internadas com suspeita da doença.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio ampliou a vacinação nos 34 postos de saúde, elevando o número de doses para 250 por dia. "No entanto, desde a semana passada, por causa da alta demanda, há postos que já superam essas doses. No sábado, por exemplo, os três postos da zona sul vacinaram 1.300 pessoas", informa o órgão em nota.

A secretaria pede que não haja correria aos postos e reitera que a cidade ainda não registrou casos da doença. Por enquanto, a vacinação na cidade do Rio continua a ser recomendada apenas a quem vai viajar para locais em que há risco de contágio ou em que há exigência da vacina.

No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, a população chegou cedo para buscar a vacina nesta segunda-feira e 180 senhas foram distribuídas no período da manhã. No centro da cidade, o Centro Especial de Vacinação Doutor Álvaro Aguiar também já tinha fila de manhã para o período da tarde. Cerca de 30 pessoas aguardavam a distribuição das senhas por volta das 11h.