ASSINE
search button

'Clarín': Rio paga salários atrasados com dinheiro roubado de Cabral

Ex-governador pertence ao partido do presidente Temer

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (23) pelo jornal argentino Clarín conta que os R$ 270 milhões resgatados do esquema de corrupção, que, segundo o Ministério Público Federal era chefiado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), serão utilizados para pagar o 13.º salário atrasado dos servidores aposentados e pensionistas do Estado.

Segundo a reportagem cerca de 150 mil pessoas receberão o abono integralmente, com prioridade para aqueles que recebem benefícios mais baixos.

O diário acrescenta que outros 100 mil inativos com maiores rendimentos terão direito ao pagamento parcial do 13.º salário. 

> > Clarín Río de Janeiro pagan sueldos atrasados con el dinero que se robó un ex gobernador

Clarín lembra que Cabral  e sua esposa Adriana Anselmo foram presos em novembro em um desdobramento da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção da Petrobras. Eles respondem a acusações de corrupção, formação de quadrilha criminosa e lavagem de dinheiro.

O noticiário afirma que o Estado do Rio acumula meses de atraso no pagamento de seus funcionários. Em janeiro, foi negociada uma ajuda do governo federal, liderado pelo presidente conservador Michel Temer, em troca de medidas de austeridade e a promessa de privatização do serviço de água.

Esse pacto foi denunciado em passeatas em massa, que em muitos casos resultaram em violentos confrontos entre manifestantes e forças de segurança, finaliza o Clarín.