ASSINE
search button

Delator de Picciani, Jonas Lopes está fora do país

Ex-presidente do TCE-RJ recebeu autorização para deixar o país com a família

Compartilhar

O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e delator do esquema de corrupção que envolve empresas, políticos e conselheiros da Corte, Jonas Lopes de Carvalho, a mulher, o filho dele, o advogado Jonas Lopes Neto, a nora e os dois netos estão fora do país, de acordo com informações da coluna Justiça e Cidadania, do jornal O Dia.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer concedeu autorização da viagem da família, por 40 dias.

A delação de Jonas Lopes já foi desmembrada pelo relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer. 

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani - que foi conduzido coercitivamente na manhã desta quarta-feira (29) pela PF - aparece com riqueza de detalhes na delação do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Jonas Lopes de Carvalho e de seu filho, Jonas Lopes de Carvalho Neto. Picciani está no alvo da Lava Jato.

Lopes foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal (PF) em dezembro, em uma operação que investiga crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o ex-presidente do TCE-RJ, e de pessoas ligadas a ele. 

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o presidente do TCE-RJ e seu filho foram citados em acordo de colaboração premiada por executivos da construtora Carioca Engenharia. Eles são acusados de terem solicitado vantagem indevida para aprovação de obras. Jonas comandou o tribunal de 2011 a 2016, ápice das obras da Copa do Mundo e da Olimpíada

As investigações apontam que ele, o filho e outros conselheiros do TCE exigiam propina de 1% em cima do valor dos contratos firmados por empreiteiras em obras do Estado do Rio, quando deveriam fiscalizar as contas públicas. Entre as obras, estariam as do Maracanã e a da Linha 4 do Metrô.

>> Jorge Picciani é alvo de condução coercitiva 

>> Quem são os cinco membros do TCE-RJ presos da Operação O Quinto do Ouro?

Informações dão conta de que Jonas Lopes saiu do país porque, como as denúncias seriam "muito graves", correria o risco de ser ameaçado se permanecesse no Brasil. Se forem efetivamente graves, contudo, não deveriam permanecer sob sigilo.

O JB não pode acreditar que a viagem de Jonas Lopes tenha sido com o consentimento da Justiça, preocupada com a segurança do delator e ex-presidente do TCE-RJ. Pois isso seria uma evidência inequívoca da falência da Segurança Pública do Rio de Janeiro.