ASSINE
search button

Espaço de liberdade

Compartilhar

Desconfiados dos discursos de poder, dos preconceitos de grupos, cada um de nós busca, em meio aos acontecimentos em que está mergulhado, construir sua vida individual, com sua diferença em relação a todos os outros e sua capacidade de dar um sentido geral a cada acontecimento particular.

Muitos atualmente se perdem na própria multidão de situações, reações, emoções, pensamentos. Sempre é possível dar ao indivíduo uma base mais sólida que a experiência imediata dele mesmo. Quanto mais forte for a capacidade da sociedade de se transformar, mais próxima estará do indivíduo.

Hoje como ontem, a individuação se forma entrando conscientemente em conflito com as forças que lhe negam o direito e a possibilidade de agir conforme seus melhores interesses e projetos. Modelos propostos pela educação hão de estimular o jovem a tomar a si como finalidade de sua ação.

Ao mundo das imagens manipuladas pelos meios de comunicação opõe-se o indivíduo concreto, que por uma infinidade de vezes se sente privado do sentido de sua experiência e de seus projetos. Em geral são os acontecimentos históricos que permitem revelar a dimensão e profundidade dos conflitos.

A sabedoria consiste em reconhecer a necessidade de criar relações de reciprocidade e de reconhecimento mútuos. Pois o reconhecimento do outro é indispensável para a criação de um espaço de liberdade, já que o poder e a violência não podem ser alijados de nossa experiência cotidiana.

* Engenheiro