ASSINE
search button

Agenda da semana de 23 a 28 de setembro

Compartilhar

Semana bem morna com poucos concertos, o que é uma pena para uma cidade como o Rio de Janeiro. Vamos continuar com a esperança de um vento novo na temporada, mas enquanto isso não chega basta clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica estará à disposição dos leitores para dar uma relaxada esperando melhores ventos na cidade. Boa semana!

ÓPERA E BALÉ

Um programa constituído de obras de ambos os gêneros em apenas um ato, em único espetáculo além de ter no palco integrantes dos três Corpos Artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, isto é, Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica, é o que promete a instituição apresentando duas composições do russo  Nikolai Rimsky-Korsakov.

O evento começa com a ópera em uma ato “Mozart e Salieri”, e no palco estarão o tenor Flávio Leite, como Mozart, e o barítono Inácio De Nonno, como Salieri, sob a direção cênica de Daniel Herz. 

Na segunda parte será a vez do balé Sheherazade coreografado por Michel Fokine, com remontagem do italiano Toni Candeloro, e como primeiras solistas Deborah Ribeiro, Priscila Albuquerque e Renata Tubarão que se revezarão no papel de Zobeide. Os primeiros bailarinos Cícero Gomes, Filipe Moreira e Moacir Emanoel se alternarão como intérpretes do do Escravo Dourado. Ainda no palco o Coro e Orquestra Sinfônica do TM terão regência de Tobias Volkmann, Maestro Titular da OSTM.

Dias 28, 29 e 30 de setembro, às 20h

Dia 1º de outubro, às 20h

Dia 02 de outubro, às 17h

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° – Centro

 

PROKOFIEV

Hoje será realizado o último recital do Ciclo Prokofiev realizado pela Sala Cecília Meireles, no Espaço Guiomar Novaes. No palco o pianista Sergio Monteiro executará a Sonata nº 9 em Dó Maior Op. 103, Visões Fugitivas Op.22 e a Toccata op. 11.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes

Largo da Lapa, 47 -  Centro

OPES

A Orquestra Petrobrás Sinfônica fará dia 24, às 16h, mais um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular do conjunto. No programa o Concerto para Oboé e PequenaOrquestra em Ré Maior, TrV 292 de Richard Strauss , como solista o oboísta Carlos Prazeres. Na segunda parte a Sinfonia nº 1 “Titã” em ré maior de Gustav Mahler.

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° – Centro

VERSALHES

O Centro de Música Barroca de Versalhes apresenta,em parceria com a UNIRIO e com a Sala Cecília Meireles, oferece aulas de Master Class de Canto, Violino, Piano e Música de Câmara a cargo dos professores do CMBV. As aulas acontecerão no Espaço Guiomar Novaes, na Sala Cecília Meireles, dias 27 e 28 de setembro,das 10h às 13h, com Benoît Dratwicki, música de câmara e canto; dia 30 de setembro, no mesmo horário, com Stéphanie-Marie Dégand, violino barroco e dia 5 de outubro de 15h às 18h com Natalie Valentin, cravo e piano.

As inscrições estão abertas a estudantes avançados  e/ou músicos profissionais, e hoje se encerra o prazo das inscrições.

vez realizada a seleção, os aspirantes a uma vaga para executante que não forem selecionados, serão automaticamente inscritos como ouvintes.

Maiores informações:  [email protected]

 

MÚSICA NO MUSEU

 Depois do sucesso das apresentações em Lisboa, Coimbra e Berlim, a série continua seus concertos no Rio de Janeiro,com entrada franca.

Dia  25, às 11h30

Pianista Fernanda Cruz

Programa: Obras de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos,

Lorenzo Fernandez e Francisco Mignone,

Museu de Arte Moderna

Rua Infante Dom Henrique – Centro

Dia 27, às 18hs

Grupo Vocal Molho Inglês

Programa: Clássicos Internacionais

Museu do Exército-Forte de Copacabana

Praça Coronel Eugenio Franco 1 posto 6 – Copacabana

Dia 28, às 12h30

Duo  João Carlos Assis Brasil , piano e Diogo Perdigão, ewi

Programa: Clássicos Internacionais 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março, 66- 2º. Andar- Teatro II

Dia 30, às 12h30h

Marcos Leite, piano

Programa: Clássicos brasileiros

Museu Histórico Nacional

Praça XV de Novembro, s/nº