ASSINE
search button

Agenda: orquestras, concertos e inauguração de novo instrumento

Compartilhar

Concertos finais do IX Festival Internacional de Sopros 

Semana com duas orquestras no palco, uma pena que é o final da temporada, série de concertos diários, evento beneficente, inauguração de novo instrumento. São poucos enigmas e ainda bem que eles existem e podem ser todos decifrados aqui. Como sempre, basta clicar na foto que o melhor da música clássica sempre espera os leitores. Boa semana! 

PRO CRIANÇA CARDÍACA 

Será realizada no dia 21 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal do Riuo de Janeiro, uma noite de solidariedade em benefício do Pro Criança Cardíaca, com a única récita do “O Quebra-Nozes Beneficente – Pro Criança”. Os ingressos já podem ser adquiridos e será de grande importância a ajuda de todos nesse belo evento.

Para mais informações:

www.procrianca.org.br

[email protected]

Tel.: 21 3239.4511 

OPES 

A Orquestra Petrobras Sinfônica encerra a Temporada de 2016 com concerto que será realizado no dia 25, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No palco estará o maestro Isaac Karabtchevsky, Diretor Artístico e Maestro Titular do conjunto e dois solistas convidados, o violinista Ricardo Amado e o violoncelista Hugo Pilger. No programa a Abertura Sinfônica de Mateus Freire, o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo em Lá Menor Op. 102 de Johannes Brahms, e a Sinfonia nº 9 ‘Novo Mundo’ em Mi Menor Op. 95 de Antonín Dvo?ák.

Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Marechal Floriano S/N – Centro 

NOVO PIANO 

Dia 26, às 16h, será dia de festa com a inauguração Grand Piano Ehrbar, pela pianista Licia Lucas, na Série Um Piano com as Estrelas, no Planetário do Rio de Janeiro em parceria com a Associação de Amigos e Moradores da Gávea-AMAGÁVEA. O recital será com entrada franca.

Planetário do Rio de Janeiro

Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100, Gávea 

OSB 

A Orquestra Sinfônica Brasileira fará o último concerto da Série Ametista dia 29, às 20h. no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O programa terá a regência de Marcos Araraki e como solista convidado o talentoso violinista Daniel Guedes que será solista do Concerto para Violino em Ré Maior Op.35 de P.Tchaikovsky. Ainda no programa a Abertura do Festival Acadêmico Op.80 de J.Brahms e a Sinfonia nº 9 em Mi Menor Op.95 “Do Novo Mundo” de A.Dvorak.

Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9238 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Marechal Floriano S/N – Centro 

CONGADA 

Um programa diferente nesta segunda-feira dia 29, às 12h30h, no CRAB –Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, a Série Música no Museu apresenta a   “Congada de São Benedito do Erê”, da  Cidade de  Tremenbé, São Paulo, e que exerce papel importante no resgate das tradições culturais brasileiras. Criada por mestres da relevância, Benedito do Cotia, Lumunba, Ya Nádya SantÁnna, capitã Joaquina , Benedito Taubaté , Paizinho entre outros  apresenta cantigas centenárias, danças e toques tradicionais de forma integrada com a Orquestra do Erê que comemora 100 anos de tradição musical na família de Quintino Bento, neto do Maestro Quintino de Assis que fundou a sua primeira banda.

O evento terá duas partes, um cortejo pela Praça Tiradentes culminando com a apresentação musical no interior do CRAB.

Com este evento Música no Museu que, tradicionalmente, realiza concertos de música clássica e, desta vez, insere o resgate da tradição cultural brasileira e comemoração, ainda que mais tarde, o Dia da Consciência Negra. Entrada Franca.

CRAB- Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Praça Tiradentes 67 a 71 

ÓPERA JEN?FA  

A coluna recebeu o comunicado abaixo que transcreve na íntegra.

COMUNICADO

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro comunica que em virtude da continuidade da paralisação de seus servidores, decidida em assembleia de 21 de novembro, as apresentações da ópera Jen?fa previstas originalmente para os dias 18, 20, 24 e 26 de novembro foram adiadas para novo período a ser divulgado oportunamente. Aguardamos os desdobramentos do movimento dos servidores para fornecer maiores informações a respeito de Jen?fa e sobre o restante da programação de dezembro.

Os assinantes da temporada de óperas e frequentadores que compraram ingressos para Jen?fa deverão comparecer à bilheteria do Theatro Municipal levando os ingressos originais, documento original de identidade e CPF. Será solicitado ao portador o preenchimento de formulário com seus dados bancários para depósito do valor a ser restituído num prazo de 5 a 10 dias.  Informamos que não será possível a devolução em espécie ou o depósito em conta poupança.

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro lamenta os transtornos decorrentes das mudanças em sua programação. 

MÚSICA NO MUSEU  

A série diária que tem sempre a lotação esgotada em seus concertos, todos com entrada franca, anuncia os últimos acordes do  IX Festival Internacional de Sopros – RioWindsFestival na cidade do Rio de Janeiro, com toda a programação. 

Hoje, às 15 h

Richard Meek, fagote  - Texas Tech University

Jenny Miller, harpa  - Texas Tech University

Programa: Saint Saens, Alan Blank, Howard Buss e Theodore Labarre

Palácio Pedro Ernesto

Praça Floriano s/n – Centro 

Dia 25, às 12h30

“Camerata Parpinelli”, Coordenação José Botelho

Solistas Richard Meek, fagote e William Wielgus, oboé

Programa:Bach,Leclair,Piazzola e Guerra Peixe

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora, s/n – centro 

Dia 26, às 18h

William Weielgus, oboé e Miriam Grosman, piano

Convidado especial: Richard Meek, fagote

Programa: Häendel, Fernando Fernandez Muñoz e outros clássicos

Palácio São Clemente - Consulado de Portugal

Rua São Clemente 424 

Dia 27, às 11h30h

Leo Fuks, Harold Emert, Pierre Descaves, Marco Miglietta, oboé e Cosme Silveira,  fagote

Programa: Clássicos Internacionais

MAM – Museu de Arte Moderna

Av. Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo 

Dia 29, às 18h

Musico-Jazztopia

Lennart Goebel, piano e Wolfran Goebel, sax

Programa:Gherswin

Museu do Exercito / Forte Copacabana

Praça Cel Eugenio Franco, 1 - Posto 6 

Dia 30, às 12h30

Sexteto Brasil Total e  regência Jorge Eder

Programa: Clássicos brasileiros

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março, 66 - Teatro-Centro

Dica da semana - O belo Quarteto para Piano e Cordas Op. 25 de J.Brahms