ASSINE
search button

Ministro da Cultura Roberto Freire entrega prêmio no Rio

Compartilhar

Semana com muitas opções, concertos barrocos, lançamento de livro, recitais, videoconcerto, orquestras, opções para novos músicos, série diária de recitais pela cidade. Voltaram os enigmas para a alegria dos leitores. O que escolher? Sempre existem algumas dúvidas e para isso, basta clicar na foto abaixo, ouvir o melhor da música clássica, dar uma relaxada e fazer suas  opções para as agendas de concertos. Boa semana!

 

MINISTRO NO RIO

O Rio de Janeiro recebeu ontem, a visita do Ministro de Estado da Cultura Roberto Freire na Associação Comercial do Rio de Janeiro. O Ministro muito festejado e muito simpático, falou das mudanças da Lei Rouanet, oficializada nessa terça-feira, dando novo impulso nas parcerias com o setor privado, além de aumentar a fiscalização de recursos e na mesma ocasião entregou os Prêmios Visconde de Mauá a três empresas que se destacaram em 2016.

A premiação anual, foi criada há 17 anos, pelo Conselho Empresarial de Cultura da instituição, e visa o incentivo para as empresas que investem na cultura. O júri teve como membros os empresários Paulo Roberto Direito, Maria Luiza Nobre, Jomar Pereira da Silva, Paulo Fernando Marcondes Ferraz, Ricardo Cravo Albin, com a presidência do Embaixador Marcílio Marques Moreira. Foram vencedores o centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/RJ, a Bhering Produtos Alimentícios e o Grupo Sofitel.

Mais de 200 pessoas lotaram os salões da instituição bicentenária.

OSESP

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, informa a lista dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da OSESP 2017, músicos que serão solistas da temporada de Matinais 2017, que acontecerão aos domingos, sempre às 11h, na Sala São Paulo. São os felizardos, o violinista

Bogdan Hudzelaits , oboísta Layla Kohler Baratto, violoncelista Luiz Fernando Moita Venturelli de Souza , violinista Sarah Nojosa Barboza e trompetista Thiago Ricardo de Araujo. 

 

MIGNONE

Um amor lindo o do casal formado pelo compositor Francisco Mignone e a pianista Maria Josephina Mignone, vivido plenamente. Esse romance com muitas emoções e muita música será traduzido em livro. Maria Josephina conta seus segredos e a vida do casal em Cartas de Amor , livro que terá o lançamento na próxima sexta-feira, dia 24, às 19h, na Livraria da Travessa, Rua Visconde de Pirajá 572, Ipanema.

ACADEMIA

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica anuncia audições para novos alunos e as inscrições estão abertas para a próxima turma do conjunto até hoje, com uma surpresa, as vagas para instrumentistas de sopros estão de volta, com a inclusão de oboés e trompas ao novo conjunto. Jovens entre 14 e 20 anos que sejam moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro também poderão concorrer a oportunidades para violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Os candidatos irão apresentar uma peça de livre escolha e uma leitura musical simples para a banca formada por profissionais da orquestra. Outra novidade no projeto é a variação do tipo de bolsa, em função de rendimento técnico e condição socioeconômica. Serão oferecidas bolsas integrais, parciais e coletivas. 

Mais informações podem ser obtidas sobre o processo seletivo no endereço eletrônico https://petrobrasinfonica.com.br/audicoes.

 

LAURO

Lauro Gomes foi o realizador do programa Sala de Concerto da Rádio MEC, que faz muita falta na programação da emissora, e na vida musical da cidade. Para ele festejamos seus 80 anos de vida e plena dedicação ao mundo da ópera e da música clássica. Com os parabéns da coluna.

 

OPES

O Mundo Urbano, conjunto de iniciativas da Orquestra Petrobras Sinfônica que levam a música clássica para fora das salas de concerto, estreará mais uma ação em prol da popularização e renovação de público do gênero: a “Pelo Rio”. Antes conhecida como “Mestre Athayde”, a série de concertos ampliou a sua área de atuação e agora tomará as ruas com o objetivo de tornar a música clássica uma parte do dia-a-dia da população carioca, com apresentações gratuitas em lugares públicos ou inusitados. São dois os concertos, regidos pelo maestro Luis Otávio Santos, com entrada franca e datas abaixo.

 

Dia 25, às 16h

Paróquia São José da Lagoa

Av. Borges de Medeiros, 2735 - Lagoa

Informações: 2294-6549

 

Dia 26, às 15h

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória

Largo do Machado

Informações: 2225-0735

 

DESAFIOS

A série Desafios Musicais , de videoconcertos, será apresentada no dia 25, às 15h, no Cinema Cultural Justiça Federal. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

Centro Cultural Justiça Federal

Av.Rio Branco 241 - Centro

 

CONCERTOS BARROCOS

Dois concertos serão realizados na Sala Cecília Meireles, o Panorama da Obra de Bach, dias 24 e 25 de março, sempre às 20h. Serão vários músicos que estarão no palco da Sala, e para melhor escolha informamos os dois programas abaixo.

Dia 24, às 20h

Intérpretes

Quinteto Fantástico formado pelos violinistas Felipe Prazeres e   Priscila Rato, violista Marco Catto, violoncelista Marcus Ribeiro e Rodrigo Fávaro, contrabaixo

Michel de Souza, barítono

Carlos Prazeres, oboé

Marcelo Fagerlande, cravo

Jonatas Weima, sax soprano

Jessé Jr. e Wagner de Azevedo, sax alto

Felipe Amorim,Sax tenor

Pedro Bittencourt, sax barítono e direção musical

Rosana Lanzelotte e Marcelo Fagerlande, cravos

Dia 25, às 20h

Intérpretes

Eduardo Monteiro, flauta

Eduardo Antonello, cravo

Quinteto Fantástico

Michel de Souza, barítono

Carlos Prazeres, oboé

Eduardo Antonello, cravo

Informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

SIMONE LEITÃO

A pianista Simone Leitão estará no palco da Sala Cecília Meireles, em recital solo, dia 23, às 20h,executando um belo programa que inclui a Partita no. 2 em Dó Menor BWV 826 de Johann Sebastian Bach, Une Barque Sur L'Ocean de Maurice Ravel, a Chaconne em Ré menor de  Johann Sebastian Bach/arr. Ferruccio Busoni e a Sonata no. 28 em Lá Maior Op. 101 de  Ludwig van Beethoven.

Leitão se apresenta anualmente em importantes salas de concertos, como Carnegie Hall, a Sala São Paulo, e a Sala Cecília Meireles.  Em maio de 2015 ela retornou ao Carnegie Hall para mais um recital anual e saiu aclamada pela crítica de Nova York por sua performance de Ravel e Villa-Lobos. Já gravou para BBC Radio 3 e em 2017 lança seu segundo CD com obras de Bach e Bach-Busoni, gravado no Rainbow Studio, em Oslo, e distribuído pelo selo americano MSR Classics, com extensa turnê européia e concerto no Carnegie Hall em novembro.

 

Informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

 

MÚSICA NO MUSEU

Os concertos da série são realizados todos com entrada franca.

 

Dia 26, às 11h30

Pianista Miriam Grosman

Museu de Arte Moderna - MAM

Rua Dom Infante s/n - Centro

  

Dia 28, às 18h00

Coro de Côr. Regencia Ana Azevedo

Museu do Exercito / Forte Copacabana

Praça Cel Eugenio Franco, 1 - Posto 6.

 

Dia 29, às 12h30

Duo Renascer - Jurema Fontoura, mezzo-soprano e Maria Luisa Lundberg, piano e a participação especial de Cláudia Garrido, soprano

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março 66 - teatro II.

 

Dia 31, às 12h30

Camerata do Uerê 

 

Museu Histórico Nacional

Praça XV, s/no.


Dica da Semana

Vivaldi, Mandolino e Orquestra