Interesse pela Itália, ascendência calabresa e bom mercado estão entre os motivos para o sucesso da campanha no Brasil
“Um sucesso”, define Nico Rossini, presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo (Iitalcam) sobre a Campanha de Turismo na Calábria para Brasileiros, ocorrida na última semana em três Estados brasileiros, além da participação na feira Abav Expo Internacional de Turismo.
O executivo tem razão: os match-makings entre tour operators calabreses e brasileiros no Rio de Janeiro (23/9), Porto Alegre (24/9) e São Paulo (27/9) superaram as expectativas de participantes previstas pela organização. Na capital gaúcha - onde se tem uma das maiores colônias de ascendência calabresa do país -, o evento foi extremamente bem recebido pelas oportunidades oferecidas pelo assim chamado ‘Turismo de Retorno’. Já em São Paulo, o estande calabrês na feira Abav foi muito procurado pelos tour operators e agências brasileiras.
“No estande da Calábria, recebemos tour operators que também participaram na sexta-feira (27) dos match-makings, e que se demonstraram muito interessados em aprofundar o conhecimento das oportunidades oferecidas pela região Calábria. Também vieram agentes de turismo com a intenção em incluir a Calábria em seus pacotes de roteiros e até mesmo o consumidor final visitou o nosso stand”, conta Rossini.
Rossini também lembra que a Itália é um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros e que a Calábria é um de seus grandes destaques em termos de ofertas, pois possui atrações em paisagens naturais, gastronomia, história e cultura. Ao mesmo tempo, o Brasil é o maior mercado do setor na América do Sul e, segundo estimativas de especialistas, os brasileiros viajarão cada vez mais para o exterior nos próximos anos.
A Campanha de Turismo na Calábria para Brasileiros é uma missão composta pelos tour operators calabreses Rhegion Travel, Sistem Lab, Grand Europa, Top Class e Full Travel, que vieram ao país apresentar propostas variadas a operadores de turismo locais no que se refere à captação de parcerias sobre os atrativos que a região apresenta. A organização e a promoção são da Regione Calabria, Projeto Rosso Calabria e Italcam.