CADERNOB

João Carlos Assis Brasil, grande expoente do piano nacional, morre aos 76 anos

Músico carioca tocou com Maria Bethânia e Ney Matogrosso e gravou obra de Villa-Lobos e de Ernesto Nazareth

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 07/09/2021 às 19:50

Alterado em 07/09/2021 às 19:50

João Carlos Assis Brasil Foto: Instagram @escolavillalobos

João Carlos Assis Brasil, um dos nomes importantes do piano no Brasil, morreu nesta segunda (6), aos 76 anos. Ele havia sofrido um infarto na sexta (3).

A informação foi publicada pela página do músico no Instagram. “Comunicamos com profunda tristeza o falecimento hoje do nosso querido João Carlos Assis Brasil, em decorrência de um infarto na última sexta-feira. Ele cumpriu sua missão por aqui e agora se eterniza”, diz o comunicado, assinado pela assessoria do artista.

O velório do pianista acontece na quarta (8), a partir das 13h, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Irmão gêmeo do saxofonista Victor Assis Brasil, João Carlos Assis Brasil aprendeu piano clássico na infância, quando era considerado prodígio. Depois, integrou orquestras, estudou na Europa, ganhou prêmios e tinha proximidade com a música americana, em especial os clássicos do jazz.

Ao longo da carreira, tocou com artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Zizi Possi, Jacques Morelembaum e Alaíde Costa, entre outros. O pianista também gravou discos em que toca a obra de compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth.

Assis Brasil foi por muitos anos professor da Escola de Música Villa-Lobos, e também deu aulas no Conservatório Brasileiro de Música e no Conservatório de Niterói, no Rio de Janeiro.(Folhapress)