Frederico Zartore, Agência JB
RIO - Após 20 anos à frente das seleções brasileiras de basquete, o técnico Antonio Carlos Barbosa deixará o comando das quadras para assumir a supervisão das seleções femininas e ministrar Clínicas Técnicas. O anúncio partiu do presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Bozikis, nesta quarta-feira.
- O Barbosa é um excelente profissional e mostrou sua competência nos 20 anos que esteve no comando das seleções brasileiras. Ele continua como supervisor das seleções brasileiras femininas e irá ministrar as Clínicas Técnicas. Paulo Bassul assume primeiro a seleção brasileira Sub-21 e, após os Jogos Pan-Americanos, inicia o trabalho na seleção principal - explica Bozikis.
O substituto será Paulo Bassul, que foi assistente de Barbosa entre 1999 e 2004. Bassul é atual bicampeão brasileiro com a equipe do Ourinhos.
- Recebi com muita alegria o convite. No meu comando, a seleção deve passar por uma reformulação, já que teremos uma competição duríssima pela frente após o Pan (o Torneio Pré-Olímpico, em setembro) - afirma Bassul.
A despedida de Barbosa será nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o seu quinto como técnico. Depois das críticas no mundial do ano passado, em São Paulo, quando o Brasil terminou em quarto lugar, o treinador quer encerrar a carreira no comando da seleção com chave de ouro, no lugar mais alto do pódio.
- É a quinta vez que participo desta competição. Como desta vez ela será no Brasil, a expectativa é muito grande. Além disso, o basquete feminino merece esse título. Começaremos o trabalho na primeira quinzena de junho, quando se apresentarem as atletas - comenta.
O primeiro desafio de Bassul será o 2º Campeonato Mundial da Rússia da seleção sub-21, que acontecerá entre os dias 29 de junho e 8 de julho. Quando retornar da Rússia, o novo técnico da sleção principal terá um desafio ainda maior, classificar a equipe para as Olimpíadas de Pequim, mas se mostra otimista.
- Em seguida, iniciaremos o trabalho com a seleção principal. Estamos confiantes em ir para Pequim - explicou.