Agência JB
Rio - Quando as sete escolas do grupo especial derem início ao segundo dia de desfiles para saber quem fica com o título de melhor do Carnaval de 2007, os tamores africanos soarão mais alto. A África, que já garantiu títulos para diversas agremiações, será apresentada na noite de segunda-feira por três escolas.
- Sempre que pode a escola vem com esse tema, que já lhe deu títulos no passado, explicou o carnavalesco Alexandre Louzada, da Beija-Flor de Nilópolis, que vem com o samba-enredo "Áfricas: do Berço Real à Corte Brasiliana".
Assim como a Beija-Flor, Salgueiro e Porto da Pedra também apostaram no continente africano.
A Grande Rio, segunda colocada em 2006, também resolveu homenagear um local, mas bem mais próximo. O tema do desfile será a cidade natal da agremiação: Duque de Caxias, na baixada fluminense.
A homenagem a personagens ilustres da cultura brasileira, outro tema recorrente, é a aposta da Imperatriz Leopoldinense, que amargou um nono lugar no ano passado.
O homenageado desta vez será o apresentador de televisão Abelardo Barbosa, o Chacrinha, falecido em 1988.
Já como Mangueira, Viradouro, Mocidade e Vila Isabel, a Unidos da Tijuca aposta na vitória com histórias reais. No caso, a da fotografia.
A Portela, que amarga um jejum de mais de duas décadas sem títulos, escolheu contar a história dos esportes e homenagear, por tabela, os jogos Pan-Americanos que acontecem neste ano no Rio de Janeiro. A escola levará dezenas de atletas à Sapucaí na segunda noite de desfiles do grupo especial.
Com informações de agências.