Frederico Zartore, Agência JB
RIO - Depois da lesão no joelho, que tirou o judoca carioca Hugo Pessanha das disputas pela vaga nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a chance de conquistar uma vaga aumentou para o experiente judoca Carlos Honorato, medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney.
Honorato, que vinha mal nas disputas dos torneios europeus ganhou mais uma chance da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e vai competir no lugar de Pessanha nos torneios de Hamburgo, na Alemanha, e Praga, na República Tcheca.
Para a seletiva do Pan, o atleta que obtiver o melhor resultado nas diferentes competições internacionais se classifica sem confronto direto. Mesmo sendo o único na categoria até 90 kg e sem adversários na disputa pela vaga nos Jogos, Honorato não está garantido no Pan. Os resultados do judoca não têm sido satisfatórios e o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, viajou para a Alemanha para acompanhar o desempenho de Honorato e decidir o que fazer.
- Mesmo sem ter um adversário para esta seletiva estou focado para competir bem. Eu mesmo me coloco essa pressão para obter bons resultados, e espero obtê-los - disse Honorato.
Ainda para a seletiva do Pan, dois torneios serão disputados: um em Cuba e outro no Brasil. Caso o desempenho de Honorato não melhore, a CBJ cogita a possibilidade de convocar outro atleta para disputar a vaga na categotria dos médios.
No Pan, o atleta que conquistar qualquer medalha estará automaticamente classificado para disputar o mundial a ser realizado no Brasil, em setembro.