Marcio Blak *, Jornal do Brasil
RIO - Ao longo de todos estes anos nos quais venho trabalhando na área de software e soluções para a automação do comércio, percebo que o maior entrave é convencer os empresários, principalmente os de pequeno e médio porte, de que a automação comercial não significa apenas custo geralmente entendido para agradar ao fisco mas sim um investimento para gerenciar mais rentavelmente o próprio negócio.
Os valores da automação comercial não são baratos, porém os benefícios são imensos, principalmente para o empresário que tem mais de um ponto de venda. Hoje, com a concorrência acirrada, é necessário um árduo controle das despesas, por meio da implantação de processos informatizados.
Como ser mais eficaz, cobrando maior eficácia dos empregados, produzindo mais, com menos recursos e em menor tempo? A resposta é direta: agilizando processos por meio de softwares específicos para a gestão do comércio e treinando gerentes e empregados para que aprendam a utilizar bem as novas ferramentas tecnológicas.
Automatizar é muito mais do que substituir a antiga caderneta ou a caixa registradora. É ter controle total do negócio, independentemente do tamanho da empresa. Um bom sistema informatizado ajuda a multiplicar as vendas, controlar o fluxo de caixa, estoque e até a conhecer bem os clientes.
Para informatizar o estabelecimento ou rede de lojas é preciso a ajuda de um consultor de varejo, para que seja feita uma análise profunda de cada um dos setores do negócio e descobrir como é a rotina da empresa O passo seguinte é inserir no sistema ferramentas para gerenciar cada uma dessas etapas. O processo deve ser acompanhado pelo consultor até que toda a nova engrenagem esteja bem executada.
Automatizar é transformar tarefas lentas e repetitivas em processos ágeis, realizados com a ajuda de softwares. Entre os benefícios do sistema informatizado está o combate à fraude. Tarefas manuais que são executadas por funcionários e passíveis de erro ou de má intenção agora ficam mais simples e podem ser melhor entendidas e auditadas se forem feitas por computador, como é o caso da digitação de preço de produtos, quantidade de itens, registro do peso de uma mercadoria e processo de fechamento do caixa.
Supermercados, restaurantes, farmácias, redes de calçados e lojas de departamento, entre outros inúmeros ramos do comércio, já comprovaram excelentes resultados com a automação. Mas engana-se o empresário que pensa que só os grandes estabelecimentos devem ser informatizados. Os pequenos e médios comerciantes também têm que buscar a automação, para se atualizar no mercado e não perder espaço para a concorrência e ver seu lucro diminuir.
* Marcio Blak é consultor em automação comercial e diretor
da Varejo & Consultoria