Lucy Silva, Portal Terra
BELÉM - O presidente da Câmara Municipal de Curuçá (PA) e um vereador foram presos na manhã desta sexta-feira, acusados de extorquir R$ 30 mil de um outro vereador do município, na região nordeste do Estado. As prisões foram em flagrante e ambos podem responder por concussão (crime praticado por funcionários públicos).
As prisões foram informadas pelo Ministério Público Estadual. De acordo com o MP, membros do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas (GPROC) e da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil (Dioe) foram até o município para confirmar uma denúncia.
O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Ribeiro da Luz, e o vereador Joel Carlos Vale de Lima, ambos do PMDB, foram presos em fragrante no gabinete de outro vereador, Antonio Roberto Kzan Reis (PH), quando tentavam extorquir o dinheiro do político.
Investigações do Ministério Público mostraram que o dinheiro seria pago para que não fosse aberto processo de cassação contra o vereador do PH, por ter participado de protesto popular contra a prefeitura.
Além dos presidente da Câmara e do vereador, segundo o MP, outros seis vereadores também receberiam parte do dinheiro. Os presos foram encaminhados à Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil em Belém, onde devem prestar depoimento ainda hoje.