ºC   ºC

ASSINE
search button

Domingo, 4 de maio de 2025

Celebração dos filhos de Dodô e Osmar no Carnaval de Salvador

Compartilhar

JB Online

SALVADOR - No ano em que se comemoram os 60 Anos do Trio Elétrico, o trio Armandinho, Dodô & Osmar chega para o Carnaval como uma das grandes estrelas da folia baiana. Afinal, são seis décadas levando música, alegria e novidades para a maior festa popular do mundo, sem perder o entusiasmo, a paixão pela música e a vontade de ver essa alegria atingir cada vez mais gente. Exatamente como Dodô & Osmar pensaram naquele domingo de Carnaval de 1950, quando criaram e colocaram na rua um dos maiores ícones da cultura baiana.

A banda Armandinho, Dodô & Osmar surgiu em 1974, quando o primeiro trio elétrico do mundo voltou às ruas depois de um tempo afastado da festa. Formada basicamente pelos filhos de Osmar Macedo Armandinho, Betinho, André e Aroldo a Banda reinventou o trio elétrico, colocando em cima do caminhão a bateria, o contra-baixo de cinco cordas e a voz, que até aquele momento, era apenas da guitarra baiana.

Além disso, eles faziam diversas fusões rítmicas, trazendo elementos do rock, samba, frevo e jazz para a festa baiana. Começava ali a radical mudança do Carnaval da Bahia, que criou e influenciou toda uma geração de artistas, bandas e músicos do cenário musical brasileiro. Hoje, a Banda Armandinho Dodô & Osmar continua fazendo o carnaval democrático pelas ruas da Bahia.

A filosofia do grupo é a de sempre tocar para unir os povos através de sua música, sem distinção de raça ou classe. Foi assim que aprenderam, e é assim que eles sabem fazer Carnaval.

Para este ano de comemorações, o trio elétrico Armandinho, Dodô & Osmar vem com novidades. A primeira delas é a Fobica, o primeiro trio elétrico, que abrirá os desfiles do trio principal Fobicão durante o Carnaval. A Fobica virá em cima de um caminhão, trazendo dois bonecos, que representam os amigos Dodô e Osmar.

Na quinta-feira, 11, data da abertura oficial da festa, a Fobica será palco da entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, no circuito Osmar (Avenida). Depois da cerimônia, os Irmãos Macedo seguirão tocando os frevos de Dodô & Osmar até a Praça Castro Alves, chamando o povo para a festa.

No sábado de Carnaval, 13, o Fobicão desfilará no Circuito Osmar (Campo Grande), mantendo a tradição de fazer a festa para o folião pipoca, sem cordas, com muita música, alto astral e também responsabilidade social. É que, desde 2003, o trio elétrico Armandinho, Dodô & Osmar leva para as ruas o Abadado o nome vem de Abadá Dado , um projeto social da banda, cuja idéia é arrecadar latas de leite em pó que são doadas às instituições carentes de Salvador.

Em troca de uma lata de leite em pó, os foliões ganham os abadás do trio elétrico, e podem brincar o Carnaval com tranquilidade atrás do Fobicão.

A troca dos Abadados poderá ser feita a partir do dia 10, quarta-feira, no Lobby Bar do Tropical Hotel da Bahia, no Campo Grande. Domingo, segunda e terça, o desfile do Fobicão acontece no Circuito Dodô (Barra-Ondina), e as trocas podem ser feitas no próprio trio elétrico.

Ascom/Saltur