Jornal do Brasil
RIO - Cada vez mais, as grandes organizações tem investido em alguns fatores para analisar o desempenho de seus profissionais, como a questão da inteligência comportamental que, aliada às competências técnicas e à boa realização do trabalho, podem pesar e pesam no sucesso ou na demissão de quem não esteja adequado às regras empresariais.
De acordo com o diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, um dos maiores erros dos funcionários é justamente ignorar as atitudes incorretas.
-A falta de bom senso é extremamente prejudicial, seja o funcionário estagiário ou gerente de uma empresa. É preciso prestar atenção nas suas possíveis falhas, ouvir os feedbacks e buscar melhoria - orienta.
Muitas pessoas acreditam que a tolerância é maior com jovens recém ingressados no mercado, por conta da pouca experiência e vivência corporativa, mas estão enganadas. Segundo o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), 80% das rescisões contratuais de estagiários são feitas por falta de comportamento profissional.
Podemos destacar que os principais erros são: pouco respeito à hierarquia, pouca flexibilidade quanto aos pedidos do chefe, brincadeiras em momentos indevidos e uso abusivo da internet ou sites de relacionamento destaca Grinberg.
Experiência
Para pessoas com maior experiência, os cuidados devem ser os mesmos, porém espera-se ainda menos falhas, pois já tiveram seu momento de aprendizado nesse sentido. Nesses casos, segundo o especialista, os principais erros estão ligados a questões profissionais com as pessoais
Fazer planilhas de gastos pessoais no horário de trabalho; utilizar o telefone da empresa para conversar com amigos, namorado ou com a família; e falta de comprometimento são comportamentos que vemos muito lembra o executivo.
Pior ainda é quando pessoas que ocupam cargos de liderança cometem gafes que comprometem sua imagem, interferem nas relações empresariais e ainda podem servir de mau exemplo para os subordinados. Líderes que proíbem determinadas atitudes de seus funcionários durante o expediente e transgridem essas regras com a proteção de ser chefe, podem causar atritos internos e falta de comprometimento dos demais com a organização.
Líderes têm papel importante no processo
O comprometimento e comportamento adequado, não se exige unicamente a estagiários ou funcionários mais antigos. Os chefes de equipes também tem papel destacado nesta relação. Seja vistoriando seus times ou mantendo-se atentos as próprias atitudes em relação a companhia em que trabalha.
O abuso de recursos da empresa para benefício próprio, como para táxi, celular e cartões de crédito empresariais podem ferir credibilidades e até ocasionar demissão. Desde o porteiro até o mais alto executivo, devem ser encaradas de maneira crítica as atitudes que não estão de acordo com a filosofia da empresa. Se for o caso, pode-se pedir um feedback para companheiros de trabalho e buscando adequar atitudes às normas da empresa - afirma o consultor.
Erros
1) Chegar atrasado
2) Mentir
3) Não respeitar hierarquia
4) Pouca flexibilidade
5) Uso abusivo da internet e redes de relacionamento
6) Conversas paralelas durante o expediente
7) Usar o telefone da empresa para conversas pessoais
8) Brincar fora de hora
9) Não saber trabalhar em equipe
10) Não respeitar os colegas de trabalho