Portal Terra
JOHANNESBURGO - Em uma partida aberta e repleta de chances de gol, a Alemanha se recuperou da derrota para a Sérvia na rodada passada da Copa do Mundo e superou Gana por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. O gol foi marcado pelo meia Özil, em um chute forte de fora da área, que garantiu à seleção tricampeã mundial a primeira colocação do Grupo D, com seis pontos.
O primeiro lugar da chave, porém, não trouxe tantos benefícios aos alemães. O adversário nas oitavas de final será ninguém menos que a Inglaterra, que ficou apenas com a segunda posição do Grupo C. Gana, por sua vez, garantiu a segunda posição graças à derrota da Sérvia para a Austrália, e vai encarar os Estados Unidos na próxima fase.
O técnico Joachim Löw mexeu na lateral esquerda da Alemanha, trocando Badstuber por Jérôme Boateng - irmão do volante ganês Kevin-Prince Boateng, que contundiu Michael Ballack antes do Mundial. No ataque, o substituto de Klose, expulso diante da Sérvia, foi o brasileiro Cacau. Do outro lado, Milovan Rajevac manteve o esquema 4-5-1, com Asamoah Gyan como único atacante fixo.
A primeira chegada alemã aconteceu logo aos 2min. Cacau escapou pela direita e bateu rasteiro, mas não assustou o goleiro Kingson. Os ganeses marcavam a saída adversária e roubaram bola perigosa aos 5min, mas Gyan não conseguiu o domínio e perdeu o lance.
Aos poucos, a Alemanha foi se soltando e dominando a partida com trocas rápidas de passes. Özil deu ótimo passe na esquerda para Podolski aos 9min; o camisa 10 cruzou rasteiro e Jonathan Mensah desviou contra o próprio gol, mas a bola saiu para escanteio. O time africano respondeu aos 13min, quando Gyan recebeu em boas condições na área, mas demorou para finalizar e foi travado.
Os europeus tinham muito mais posse de bola, mas Gana ameaçava quando conseguia roubar a bola no ataque. Aos 25min, Ayew ganhou de Mertesacker e entrou na área, mas demorou para chutar e foi desarmado. No lance seguinte, Özil foi lançado e saiu na cara do gol, mas concluiu em cima de Kingson e perdeu a melhor chance alemã do jogo.
O ritmo do jogo era intenso e, com 27min, Lahm salvou em cima da linha o que seria o primeiro gol de Gana, após cabeçada de Gyan em cobrança de escanteio. Os tricampeões mundiais chegaram de novo com perigo dois minutos depois: após cruzamento da direita, Khedira ajeitou de calcanhar e Cacau bateu para boa defesa do goleiro.
Nos últimos minutos do primeiro tempo a partida finalmente diminuiu de velocidade. A Alemanha só voltou a ameaçar aos 40min, em falta cobrada por Schweinsteiger que passou por toda a defesa, obrigando Kingson a espalmar. A última chance antes do intervalo foi ganesa, em cabeçada de Tagoe que passou por cima da meta.
O segundo tempo começou acelerado e, aos 7min, Asamoah perdeu chance clara de gol ao chutar em cima do goleiro alemão Neuer. Logo a Alemanha passou a jogar de forma mais cadenciada, apostando na troca de passes, e a mudança deu resultado: com 15min, Özil recebeu na entrada da área e soltou uma bomba de perna esquerda no ângulo de Kingson para abrir o placar.
Gana se lançou para o ataque e quase empatou aos 21min. Gyan rolou de calcanhar para Ayew, mas o chute do meia-atacante foi desviado por Lahm. O resultado, porém, classificava os dois times, e o placar não foi mais alterado até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Gana 0 x 1 Alemanha
Gols
Alemanha: Özil, aos 15min do 2º tempo
Ponto Forte de Gana
Marcação da saída de bola da Alemanha e chegada dos meio-campistas na área
Ponto Forte da Alemanha
Troca rápida de passes e controle do ritmo de jogo no segundo tempo
Ponto Fraco de Gana
Erros de finalização e displicência na hora de concluir
Ponto Fraco da Alemanha
Sofreu com a velocidade do ataque de Gana em alguns momentos
Personagem do jogo
Özil, que comandou o meio de campo alemão e fez o gol da vitória
Lance polêmico
Lance bizarro
Aos 7min do primeiro tempo, Schweinsteiger tentou emendar uma bicicleta na área e acabou derrubando seu companheiro Khedira, que havia tocado na bola de cabeça
Esquema Tático de Gana
4-1-4-1
Kingson; Paintsil, John Mensah, Jonathan Mensah e Sarpei; Annan; Tagoe (Muntari), Boateng, Asamoah e Ayew; Gyan (Amoah). Técnico: Milovan Rajevac
Esquema Tático da Alemanha
4-2-3-1
Neuer; Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng (Jansen); Khedira e Schweinsteiger (Kroos); Müller (Trochowski), Özil e Podolski; Cacau. Técnico: Joachim Löw
Cartões amarelos
Gana: Ayew
Alemanha: Müller
Árbitro
Carlos Eugênio Simon (BRA)
Local
Estádio Soccer City, Johannesburgo