ASSINE
search button

Saúde de José Alencar e cansaço apressam volta de Lula ao Brasil

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇÃO -

Depois de dois dias de muitos eventos e intensas reuniões com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o hotel em que estava hospedado na cidade de Johannesburgo por volta das 9h (4h horário de Brasília) e seguiu rumo a Brasília.

O presidente, que há algumas semanas tinha agendado permanecer até o dia 12 na África do Sul e assistir à final da Copa do Mundo, disse que o cansaço da viagem pelo continente africano e o estado de saúde do vice-presidente José Alencar contribuíram para apressar sua volta.

Alencar está internado desde a última quarta-feira no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após apresentar um quadro de hipertensão. "Um dos motivos de antecipar minha volta é a saúde do José Alencar. Ele está internado, não sei se fará exames hoje".

Lula já havia dito nos outros dias que a cansativa viagem por diversos países do continente africano também contribuiu para deixar a África do Sul antes da final do Mundial. "Eu já tenho 64 anos, visitei vários países da África. Estou precisando descansar", disse o presidente da República.

Segundo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, entendeu os motivos de Lula ser ausência na final da Copa do Mundo, entre Holanda e Espanha. "Em nenhuma hipótese a ausência do Lula decepcionou a Fifa. Conversei com o Blatter e expliquei que o presidente estava cansado. Eles lamentaram porque sabem que o Lula gosta muito de futebol, mas entenderam que ele estava há muito tempo fora do Brasil".