A ousadia de foliões, que parecerem ter encarnado a fantasia de Homem Aranha, acabou interrompendo por alguns momentos o desfile do tradicional bloco Cordão do Bola Preta pela Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado. Os rapazes subiram em uma banca de jornais e de postes de energia elétrica quando os trios elétricos do bloco chegavam perto da Rua da Assembleia. O bloco interrompeu o som para pedir que o grupo descesse de onde estava.
Os foliões vestidos de Homem Aranha não desceram logo no primeiro pedido e tomaram uma enorme vaia dos demais foliões. Só aí que aceitaram descer enquanto o som de vaia continuava. Depois do incidente, o bloco retomou o desfile normalmente com suas marchinhas de Carnaval e a banda com 45 ritmistas. Os foliões que cometeram a ousadia acrobática acabaram se dispersando no meio da multidão e não foram importunados pela Polícia Militar ou pela Guarda Municipal.
Não foi este o único problema no desfile do bloco que pretende se tornar oficialmente o maior do mundo – uma equipe do Guinness, o livro dos recordes, está no Rio de Janeiro fazendo uma avaliação da multidão. No início houve um problema de som que impediu que todos os cinco trios elétricos tocassem ao mesmo tempo. Logo o problema foi resolvido.
Os foliões reclamam que há poucos banheiros para tanta gente. Nas ruas que dão acesso à Avenida Rio Branco já era possível perceber o acúmulo de pessoas tentando aliviar suas bexigas a céu aberto mesmo com a vigilância da Guarda Municipal e dos fiscais da Secretaria de Ordem Pública, que estavam levando os “mijões”, como são chamados pela prefeitura no Rio, para a delegacia. Até o momento, a secretaria ainda não divulgou o número de infratores presos. O desfile do Bola Preta vai até as 14h.