Salgueiro, Vila Isabel, Mangueira, Portela, Mocidade, Beija-Flor, São Clemente, Inocentes de Belford Roxo, Imperatriz, Grande Rio, União da Ilha e Unidos da Tijuca, quem será que vai levar o título de grande campeã do Carnaval 2013?
Marcada para começar às 16h, a apuração terá a leitura das notas concedidas pelos jurados aos dez quesitos. São eles: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.
>> Acompanhe a cobertura do Carnaval no Jornal do Brasil
>> Sabrina Sato: 'O povo já fez da Vila Isabel campeã'
>> 'Atraso não foi culpa da bateria', afirma Ivo Meirelles
>> Beija-Flor derrapa com mangalarga, abre buraco e pode estar longe do título
>> Tijuca: apesar de incêndio e buracos, criatividade Barros impressiona Sapucaí
>> Com duas baterias e paradona, Mangueira emociona, mas atrasa apresentação
>> Vila Isabel faz grande "festa no arraiá" e é favorita ao título deste ano
>> Portela encerra 1ª noite de desfiles e mostra porque é a Majestade do Samba
Como muitas escolas tiveram problemas com buracos abertos entre setores devido a problemas em carros alegóricos, há expectativa de notas baixas em evolução. Cada quesito foi analisado por quatro jurados. As notas podem ser fracionadas entre nove e dez. A nota zero só pode ser atribuída caso a agremiação deixe de apresentar algum quesito. As menores notas de cada quesito serão descartadas.
Há regras que não podem ser desrespeitadas e, caso sejam, podem culminar na perda de 0,1 a 2 pontos. A ala das baianas não pode ter menos que 70 componentes, a bateria deve ter pelo menos 200 ritmistas, e nenhum desfilante pode ter a genitália à mostra. O número de alegorias deve estar entre cinco e oito.
Como o tempo máximo de desfile é de 82 minutos, a Estação Primeira de Mangueira deve começar a apuração com menos 0,6, já que ultrapassou sua apresentação sobre a história de Cuiabá em 6 segundos (deve perder 0,1 ponto por minuto).
A ordem da leitura das notas foi definida por sorteio, pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na tarde desta quarta-feira. A ordem será: harmonia, conjunto, mestre sala e porta bandeira, enredo, comissão de frente, alegorias e adereços, bateria, samba enredo, fantasia e evolução. Em caso de desempate, os quesitos para definir a grande campeã deste ano será, nesta ordem, evolução, fantasia, samba enredo, bateria, alegorias e adereços, comissão de frente, enredo, mestre sala e porta bandeira, conjunto e harmonia.