ASSINE
search button

Telescópio capta choques de cometas a 700 anos luz da Terra

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O telescópio espacial 'Spitzer', da Nasa (agência espacial americana), captou a colisão de cometas em torno de uma estrela morta a cerca de 700 anos luz da Terra, informou nesta segunda o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

A estrela encontra-se no centro da nebulosa de 'Hélix', e a nuvem de gás que a envolve lhe dá a aparência de um olho gigantesco, disse o JPL em um estudo que será publicado no mês que vem pelo periódico "Astrophysical Journal Letters'.

- Surpreendeu-nos ver tanto pó ao redor desta estrela. Deve se oriundo de cometas que sobreviveram à morte de seu sol - disse Kate Su, astrônoma da Universidade do Arizona e autora do relatório.

A nebulosa de 'Hélix', na constelação de Aquário, se formou quando uma estrela similar ao nosso Sol morreu depois de desprender de suas camadas mais externas.

A radiação dessa estrela morta, também chamada 'anã branca', aquece o material expulso, causando uma fosforescência que foi captada pelo telescópio infravermelho do 'Spitzer'.

Segundo os cientistas, o pó da nebulosa é causado pela colisão de cometas nos limites externos do sistema como conseqüência da alteração de suas órbitas produzidas pela morte da estrela.