ASSINE
search button

Google aumenta participação no mercado de buscas dos EUA

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - O Google, líder em buscas na Internet, aumentou sua participação de mercado nos Estados Unidos em abril, avançando sobre a posição dos três principais concorrentes, informou a consultoria comScore nesta sexta-feira.

As ações do Google avançavam na Nasdaq depois de ser divulgado que a presença da empresa no mercado norte-americano atingiu 49,7% no mês passado, alta de 1,4 ponto percentual sobre março.

Em contrapartida, o Yahoo, segundo maior serviço de buscas online, viu sua participação nos EUA cair 0,7 ponto percentual, para 26,8%. A Microsoft perdeu 0,6 ponto percentual, para 10,3%, mostraram os dados da comScore. O Ask.com teve queda de 0,1 ponto percentual, para 5,1%, no mercado norte-americano.

A empresa de consultoria divulga dados mensalmente e tem o índice mais respeitado sobre a competição no mercado de buscas na Internet.

A alta de 1,4 ponto percentual do Google corresponde à perda somada de Yahoo, Microsoft e Ask.com. O Google aumentou a participação no mercado em 21 dos últimos 24 meses.

O avanço do Google em abril ficou atrás apenas da alta de 1,5 ponto percentual obtida pela companhia em novembro, de acordo com os dados da comScore.

Os sites da Time Warner, que incluem a AOL, se mantiveram com 5% de participação no mercado. Os usuários de Internet dos EUA realizaram 7,3 bilhões de buscas em abril, 11% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Os sites do Google foram responsáveis por 3,6 bilhões de pesquisas online nos EUA no mês passado.

Fora dos EUA, diversas pesquisas apontam o Google como líder no mercado de buscas na Internet com 60 por cento ou mais de participação.