Portal Terra
SÃO PAULO - A tradicional abóbora de Halloween com um rosto entalhado e uma vela no interior ganhou uma versão high-tech esculpida por um robô RoGR, na empresa norte-americana Lumenlab. A partir da foto de um funcionário da companhia, o robô executou um desenho bastante preciso.
O programa Gimp foi utilizado para indexar a figura acima de oito máscaras de cinza e, em seguida, a imagem foi importada em formato PNG para o programa de código aberto EMC2. Depois, o software Image to Code gerou um mapa de profundidade da foto.
Esse mapa de profundidade foi utilizado como base do g-code (que tem como função o controle numérico de uma linguagem de programação). Por meio dele, o robô obedece às diretrizes que indicam em local é preciso perfurar.
Finalmente, a abóbora foi colocada em um RoGR, modelo de robô CNC (sigla que significa Comando Numérico Programável), tipo de robô industrial que pode ser programado para construir com precisão coisas geralmente escavadas por tornos e máquinas em blocos de madeira ou aço. O processo de perfuração levou menos de cinco minutos.
A lenda de 'Jack O'Lantern', como é conhecida a abóbora entalhada em inglês, é irlandesa e conta a história de um homem que vaga a eternidade segurando uma lanterna feita com uma abóbora e uma brasa de carvão que nunca se apaga, vinda das chamas do Inferno. As abóboras enfeitadas viraram tradição nas festas de Halloween, o nosso Dia das Bruxas, comemorado em 31 de outubro.
Um vídeo que mostra o processo pode ser visto no site da Lumenlab, pelo atalho https://tinyurl.com/5zjf8s.