ASSINE
search button

Cerca de 206 mi de chineses leêm notícias via web

Compartilhar

Portal Terra

PEQUIM - Cerca de 206 milhões de chineses, ou 68,6% dos internautas do país, estão usando a web para ler notícias, informou a Academia de Ciências Sociais da China.

A academia, instituição acadêmica mais importante do país, divulgou as estatísticas no Livro Azul da Economia da China (2009), em 15 de dezembro.

Desastres como a nevasca durante o feriado do Ano Novo Lunar, o grande terremoto que devastou a província de Sichuan, sudoeste do país, em maio, e a Olimpíada de Beijing, elevaram a busca por notícias na Internet, segundo o autor do livro, Zhu Huaxin.

- O ano de 2008 testemunhou um rápido desenvolvimento e ampliada aplicação da internet na China - indicou ele.

No fim de junho, o número de usuários chineses chegou a 253 milhões, cifra mais alta no mundo. O dado mais novo é de 290 milhões, 80 milhões a mais que a cifra em 2007, conforme o Centro de Informação da Internet da China (CIIC).

Aproximadamente 80% dos usuários procuram informações e notícias através na rede, cerca de 60% usam programas de busca. O CIIC descobriu que jovens de menos de 30 anos constituem a maior parte dos leitores de notícias online, no total de 69%.

Em resposta ao fenômeno, a agência de notícias Xinhua lançou um programa de busca de notícias em multilínguas, o 'Buscador Xinhua', em seu site oficial (xinhuanet.com, ou, news.cn).

Os internautas podem encontrar fotos, vídeos e artigos em chinês, inglês, francês, espanhol, russo, e árabe.

As informações são da Agência Xinhua.