ASSINE
search button

Vodafone contrata Azingo para criar aplicativos Linux

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK - A Vodafone contratou a produtora americana Azingo para desenvolver aplicações Linux, no mais recente sinal de que a operadora de celular está mantendo o sistema operacional LiMo, baseado em Linux, como uma de suas escolhas mais importantes.

A Vodafone, um dos membros criadores da fundação para sistema operacional móvel LiMo, destacou anteriormente a importância de se reduzir o número de diferentes sistemas operacionais, o que criou especulações de que a empresa poderia abandonar o apoio ao LiMo.

- Estamos construindo a estratégia de aplicativos de próxima geração deles - disse o presidente-executivo da Azingo, Mahesh Veerina, em entrevista.

Guido Arnone, diretor de tecnologia de terminais da Vodafone, informou em comunicado: "Queremos desenvolver aplicativos avançados para nossos celulares baseados na plataforma LiMo". O mercado de sistemas operacionais para celulares é liderado pelo Symbian, da Nokia, mas a plataforma tem perdido terreno para a Apple, Research in Motion e Microsoft.

O Linux tem tido pouco sucesso no setor de telefonia móvel até agora, mas sua importância está crescendo com a plataforma LiMo e Android, do Google.

- Linux, incluindo a Android, vai alcançar volume de celulares de 500 milhões de unidades em cinco anos - disse Veerina, acrescentando que apesar disso, o sistema estará em uma fração dos celulares a serem vendidos ao longo do período.

O mercado anual de celulares deve registrar vendas de 1 bilhão de aparelhos somente este ano. Entre os membros apoiadores da fundação sem fim lucrativos LiMo estão operadoras como NTT DoCoMo, Verizon, Orange e SK Telecom.