ASSINE
search button

Sexta, 2 de maio de 2025

Própolis: uma poderosa mistura

Compartilhar

Carolina Leal, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Quem procura passar a metros de distância de um enxame de abelhas, ficaria surpreso ao observar que pesquisadores de diversos países andam interessados em estudar o produto das colméias. Ainda mais ao saber que as aplicações medicinais do própolis para a saúde vão muito além do velho spray para dor de garganta, tendo propriedades no combate das cáries e até no alívio dos incômodos provocados no tratamento do câncer.

De acordo com Vagner Rodrigues Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais, o extrato de própolis tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas a serem exploradas. Junto à sua equipe, Santos comprovou que o produto de origem vegetal e trabalhado pelas abelhas para manter um ambiente estéril na colméia ajuda a combater a principal bactéria causadora de cáries, Streptococcus mutans, além de agir contra lesões de mucosa bucal, gengiva e no combate à candidíase.

O própolis extraído em solução alcoólica mostrou-se mais eficiente no combate ao microorganismos durante experimentos em culturas de bactérias comenta. Desenvolvemos gel e enxaguante bucal, compostos com 5% do extrato e outras substâncias inócuas, utilizadas apenas para proporcionar um sabor mais agradável. A quantidade de bactérias causadoras de cáries caiu. Com a candidíase, o própolis apresentou o mesmo resultado de remédios sintéticos utilizados no combate.

O gel ainda se mostrou eficiente contra a xeroftomia, conhecida boca seca , causada pelas irradiações no tratamento da câncer de boca ou pescoço, que afetam glândulas salivares e deixam o paciente vulnerável a infecções. Segundo o pesquisador, o princípio ativo do própolis impede inflamação da mucosa bucal e traz alívio analgésico.

O gel de própolis também agiu de forma eficaz contra a herpes labial e aftas. No caso da herpes, se aplicado assim que aparecem os primeiros sintomas, o processo de ulceração é inibido pelo bloqueio da enzima transcriptase reversa e, caso as feridas já estejam expostas, a cicatrização acontece em até quatro dias. No teste em aftas, o incômodo apresenta melhoras em dois ou três dias.

Japão, EUA e Brasil vêm desenvolvendo estudos sobre possibilidades do própolis impedir a multiplicação de células cancerígenas e agir contra a Aids. Há estudos que abordam ainda benefícios do veneno das abelhas apitoxina contra artrite, artrose e dor.