Portal Terra
BRASÍLIA - O governo divulgou, nesta quarta-feira, os dados coletados pelo 1º Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras. De acordo com o estudo, entre os cerca de 18 mil universitários entrevistados, 8% disseram que já fizeram (ou induziram) aborto, e 9% disseram que não utilizam métodos contraceptivos.
O estudo foi realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (GREAFMUSP). A análise foi feita entre os estudantes matriculados no ano letivo de 2009 de 100 instituições públicas e privadas de ensino superior. As perguntas foram feitas por meio de um questionário preenchido pelos próprios entrevistados. O levantamento pesquisou o uso das substâncias em alguma vez na vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias.
De acordo com o levantamento, os índices sobre as práticas abortivas são influenciados pela faixa etária, pelo tipo de instituição de ensino superior e pela região. A maioria é realizado por mulheres com mais de 35 anos e matriculadas em universidades privadas.
Ainda sobre a vida sexual, 41% dos entrevistados declararam que fizeram o teste de HIV alguma vez na vida. Outros 3% disseram que já forçaram ou foram forçados a participar de um ato sexual.