A chegada de um casal de pandas em Edimburgo - o primeiro em 17 anos na Grã-Bretanha e o primeiro da Escócia - causou comoção no Reino Unido. Sites dos principais jornais e redes de TV noticiam a espera pelo dia 4 de dezembro, quando Tian Tian e Yang Guang desembarcam.
A TV BBC chegou a exibir uma matéria especial para mostrar como será o local onde o casal vai viver no zoo de Edimburgo. Os animais sairão do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas da China e ficam por 10 anos na Escócia. O país oriental decidiu enviar os animais após negociação - com direito a inspeção do zoo britânico - com o governo escocês. Os chineses só aceitaram enviar seus pandas após reforma no espaço em que eles vão viver, com inclusão de piscina, caverna e vidro à prova de balas.
Até o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, participou da negociação, que, segundo ele, faz parte de um acordo de troca cultural com a China. Salmond disse ao jornal The Telegraph que a chegada dos animais ao zoo vai dar um "impulso econômico e ao turismo" da cidade.
De acordo com o The Guardian, a empresa de entregas FedEx também vai aproveitar a popularidade dos animais. A companhia, que fará o transporte dos pandas, vai customizar um Boeing 777 - chamado de "Panda Express" e que já faz entregas para a China - especialmente para a entrega.