ASSINE
search button

Quarta, 7 de maio de 2025

Coneça os perigos da celulite facial

Cirurgião bucomaxilofacial  explica sobre infecção bacteriana que pode causar perda dentária

Compartilhar

Você já ouviu falar em Celulite Facial? Bem diferente dos buraquinhos no bumbum, a celulite facial é uma infecção bacteriana que pode causar consequências graves caso não haja tratamento adequado. “Na verdade, é um acúmulo de pus que não é drenado pela pele ou pela boca, estendendo-se difusamente através dos planos faciais dos tecidos moles. Por fim, é uma infecção grave com bastante edema do processo inflamatório. Há diversos padrões para celulite facial, mas há duas formas bem perigosa: a angina de Ludwig e a Trombose do Seio Cavernoso. Quando a celulite atinge uma dessas formas, o paciente corre até risco de morte”, afirma o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. José Flávio Torezan.

Segundo o profissional, a celulite facial pode ser ocasionada por um dente infectado ou mesmo pela colocação errada de implantes dentários. “As infecções iniciam pequenas e podem ficar muito grandes. Ao invés dos furinhos indesejáveis, os sintomas são vermelhidão, inchaço, dor e aumento da temperatura no local atingido. Os casos mais graves podem apresentar bolhas e equimoses (pontos vermelhos)”, diz Torezan.

Qualquer pessoa pode desenvolver celulite facial a partir de um algum foco infeccioso na boca. Indivíduos ou pacientes diabéticos ou imunodeprimidos são mais susceptíveis a desenvolver essa disseminação por uma infecção bucal.

O tratamento indicado para quem apresenta o problema é com antibióticos – terapia ministrada de forma agressiva – associada à fisioterapia com calor (intra ou extra bucal), eliminação do foco infeccioso original, e incisões com drenagem intra, ou eventualmente, extra orais. “Quando corretamente tratada e curada, a celulite pode deixar uma cicatriz extra oral (originária da fístula) e também ocasionar a perda de elementos dentários”, alerta o Dr. José Flávio.

A melhor forma de evitar problemas bucais como este é remover ou tratar dentes cariados com infecção endodôntica e usar sempre antibioticoterapia profilática em pacientes imunodeprimidos ou diabéticos quando forem feitos procedimentos cirúrgicos bucais.