ASSINE
search button

Judoca Flavio Canto é embaixador da campanha #Desafiodopregador

Iniciativa da ABORL-CCF em parceria com a ABR alerta sobre problemas respiratórios

Compartilhar

Cerca de 70% das pessoas não respiram corretamente. É o que aponta uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde.

Preocupadas com esse dado, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Academia Brasileira de Rinologia acabam de lançar a campanha #Desafiodopregador (www.desafiodopregador.com.br).

O objetivo é alertar as pessoas para os problemas respiratórios que podem ser causados quando se respira pela boca, como ronco, apneia, infecções das vias aéreas, cansaço, piora da bronquite, entre outros.

A ação foi pensada para ajudar na prevenção aos problemas respiratórios e lembrar a importância de se respirar pelo nariz. O judoca e apresentador Flavio Canto foi escolhido como o embaixador da campanha.

Segundo o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Olavo Mion, a intenção da campanha é alcançar milhares de pessoas em todo o País. Para tal, o médico lembra a importância das ações de conscientização. “O importante é que os benefícios gerados por uma iniciativa como essa para a saúde dos brasileiros circulem. É fundamental ressaltar que as pessoas entendam e falem sobre o tema. Atualmente, 50% das pessoas têm obstrução nasal em algum momento e 25% têm cronicamente. A obstrução nasal e suas consequências são subestimadas e atrapalha mais do que muitas doenças que são crônicas como a asma”, destaca o médico otorrinolaringologista.

Para o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Dr. Domingos Tsuji, quem respira de forma correta, pelo nariz, dorme melhor, acorda com mais disposição e tem uma vida mais equilibrada e feliz. “Se você ronca durante a noite, dorme com a boca aberta, tem dificuldades para respirar, sente-se cansado frequentemente, é necessário procurar um otorrinolaringologista, responsável pela orientação sobre como respirar melhor e ter uma vida mais saudável”, afirma.

Para o judoca Flavio Canto, a campanha #Desafiodopregador tem potencial para fazer barulho, chamar a atenção com muito humor e tocar as pessoas. “Estou muito feliz por ter o privilégio e a honra de usar a minha imagem em prol de uma causa tão nobre”, ressalta o atleta e apresentador que, antes de praticar esportes, sofria com problemas respiratórios.

Campanha

A campanha será 100% virtual e tem um importante viés social. A cada 10 postagens de vídeos nas redes sociais com a hashtag #Desafiodopregador, otorrinos, médicos membros da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Rinologia oferecerão uma hora de consulta grátis para pessoas de baixa renda em dezenas de cidades brasileiras. Para que os vídeos sejam válidos é preciso que a pessoa esteja praticando uma atividade física como pular corda, fazer flexões ou dar um pique sem sair do lugar, com um pregador no nariz por 30 segundos. Ao final do vídeo, o participante deve convidar dois amigos a fazer o mesmo. Os locais das consultas serão divulgados ao final da campanha, no final do mês de setembro.

Filme

Um primeiro filme mostra Flavio Canto e uma equipe de judocas se exercitando, com pregadores nos narizes, no Instituto Reação, no Rio. Canto lembra a importância da campanha, desafia os amigos a aderirem à ação e lembra “melhor que respirar tranquilo, é ajudar alguém a fazer o mesmo”. A campanha tem perfis no Facebook e no Instagram.