Já ouviu falar em gengivoplastia? A técnica, que conquistou famosas com Lindsay Lohan, Celine Dion, Miley Cyrus e Madonna, consiste em uma plástica reconstrutora, que melhora a estética da gengiva que deve estar em harmonia com os dentes. O procedimento está diretamente ligado à gengiva, seja para casos de deficiência ou excesso de tecido, que afetam o sorriso e consequentemente, com a auto estima das pessoas.
Abaixo, a dentista Rosane Costa, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, explica em detalhes como funciona essa cirurgia, quem tem indicação para fazer, como é o procedimento, riscos e pós-cirúrgico.
Como é a cirurgia
A gengivoplastia é um procedimento simples e rápido, feita com anestesia local e tem como objetivo remover parte do tecido gengival, a fim de melhorar o contorno dos dentes. “Costumo dizer que a gengiva é a moldura dos dentes, e uma boa moldura garante um sorriso mais simétrico e harmônico”, diz Rosane.
Técnicas
As incisões das cirurgias podem ser realizadas com instrumentos convencionais, como lâmina de bisturi e gengivótomos, ou com aparelho de eletrocirurgia (bisturi elétrico), ou ainda com o uso de laser de alta potência (CO2).
Diferenças das técnicas
Uma das vantagens da plástica da gengiva por eletrocirugia é o controle do sangramento durante o procedimento, mas não pode ser utilizada em pacientes que possuem marca-passo.
Melhor técnica
A diferença entre as técnicas está relacionada principalmente no pós-operatório do paciente. “O uso do laser de dióxido de carbono apresenta mais vantagens em relação ao uso de instrumentos ou bisturi elétrico, como a diminuição do sangramento durante o ato cirúrgico, redução da dor, edema e rapidez na cicatrização. Por outro lado, seu custo é mais elevado”, afirma a odontologista
Indicações
A gengivoplastia é indicada para casos onde é necessário fazer a remodelação do tecido gengival com intuito de reestabelecer forma e contorno adequados, visando a estética. Por exemplo: em casos onde o dente de um lado não tem o mesmo contorno do outro; onde os dentes são pequenos, porque há muita gengiva cobrindo; ou ainda em casos de crescimento exagerado da gengiva causada por certos medicamentos (hiperplasia medicamentosa)
Média de preço da cirurgia
O custo para a plástica gengival varia entre R$1.500 - 3.000
Recomendações
As recomendações pós-operatórias para esta cirurgia se referem basicamente à restrições alimentares e atividades físicas no período de 7 dias, além de uma higienização rigorosa da área e uso de gel de clorexidina.
Recuperação
Em geral a recuperação é bastante tranquila quando comparada, por exemplo, à uma extração de dente. Seguindo as devidas recomendações, e tomando as medicações prescritas pelo profissional, como analgésico e anti-inflamatório, o paciente costuma ficar muito bem no pós-operatório. Mas cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma isolada.