
Um grupo de arqueólogos encontrou vários túmulos no sul do Egito pertencentes ao período do Império Antigo (entre os anos de 2.575 e 2.134 a.C.), informou no domingo (20) o Ministério das Antiguidades do país.
Deste período já foram encontradas importantes ruínas de construções como templos e palácios. Entre os monumentos especialmente significativos estão as três grandes pirâmides da cidade de Gizé, onde também está a grande e enigmática Esfinge. Não é por acaso que alguns arqueólogos caracterizam esta época como o período das construções faraônicas, uma prova da grande prosperidade alcançada nestes séculos.

Segundo o ministério, a expedição arqueológica foi realizada nos arredores de Assuã por uma universidade britânica de Birmingham. Asuã está localizada no sul do Egito, a 950 quilômetros do Cairo. No total, a missão encontrou seis túmulos de vários tamanhos.
Segundo o chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, "apesar de a entrada principal de um dos túmulos estar intacta, ele havia sido saqueado há muitos séculos. Os ladrões invadiram-no quebrando a parede traseira.
Achados arqueológicos são bastante comuns no Egito. O Ministério das Antiguidades informa regularmente sobre novas descobertas de diferentes períodos históricos.