ASSINE
search button

Quarta, 7 de maio de 2025

Bar Lagoa reverencia os garçons 'mais antipáticos' da cidade

Reprodução -
No quadro do salão, estão retratados Zeca, Eliezer, Sebastião, Monteiro e Michel (Arquivo)
Compartilhar

Os artistas Miguel Paiva, Aroeira e Gabriel Souza levaram três meses para fazer uma das mais merecidas homenagens aos garçons do tradicional Bar Lagoa, na Zona Sul do Rio. Em três meses, prepararam em conjunto uma verdadeira obra de arte, um painel de 5,10m x 1m, instalado na varanda do restaurante que foi inaugurado há 85 anos. Neles estão retratados os garçons e a paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais cariocas. O público já pode apreciar o painel, mas o coquetel de inauguração com a presença dos autores está marcada para o dia 22 deste mês.

O chargista e colunista do JORNAL DO BRASIL Miguel Paiva conta como o trio se organizou para executar a tarefa: “O painel do Bar Lagoa, que é um tríptico, surgiu de uma ideia do Catito Peres, que quis homenagear os famosos garçons da casa. Como não cabiam em um quadro, acabamos fazendo outro menor, com os que não entraram no primeiro”, comentou. O outro quadro a óleo com a imagem dos garçons está no salão principal. “Aroeira fez as caricaturas dos garçons, que foram fotografados, eu fiquei com o layout e o desenho da Lagoa com as pessoas que passam e o Gabriel Souza pintou tudo a óleo nas telas”, acrescentou Paiva, que falou de outra ideia que surgiu em meio ao trabalho, a de criar gravuras para vender aos clientes da casa.

Macaque in the trees
No quadro do salão, estão retratados Zeca, Eliezer, Sebastião, Monteiro e Michel (Foto: Reprodução)

Aroeira sentiu-se lisonjeado com o convite de Miguel Paiva para participar. De acordo com ele, o trio participou de várias reuniões para alinhar e planejar cada etapa da execução da obra. “Foi um autêntico tour de force, pois interagir com outros artistas sempre é uma tarefa complexa. Felizmente, são excelentes profissionais”, destaca o chargista, acrescentando que é sempre um prazer produzir arte com visões diferentes. O maior desafio foi, segundo Aroeira, passar os desenhos dele e de Miguel para dentro da tela, mantendo a integridade de cada traço.

Esta não foi a primeira vez que Aroeira e Miguel Paiva trabalharam juntos. “Há uns anos, produzimos uma charge para a revista ‘Bundas’ (editada por Ziraldo, diretor de Arte do jornal, entre 1999 e 2000)”, conta, sem se lembrar exatamente em qual edição. Aroeira disse que gostou muito da oportunidade de homenagear os garçons através do painel: “Quem é de frequentar bares sabe que mais importante do que conhecer o governador é conhecer o garçom do governador, pois esses profissionais são os verdadeiros psicanalistas da noite”.

A fama de garçons “mal-humorados” surgiu há alguns anos, porém os clientes sabem que é injusta. Um dos mais antigos garçons, o Chico, que tem 48 anos de casa, comenta que, certa vez, um homem chegou com seu cachorro no Bar Lagoa e queria porque queria entrar. Foi barrado na maior educação pelo Godoy, um dos profissionais que mais clientes têm na casa, segundo o colega, e cujas feições lembravam demais as do general Figueiredo, o que lhe valeu o apelido de “Figueiredo”. O cliente retrucou e perguntou: “E o senhor sabe com quem está falando?”, ao que Godoy respondeu, firme: “Com todo o respeito ao senhor e aos militares, não, mas seu cachorro não tem patente”. O general riu com Figueiredo, pediu desculpas e foi embora.

Entre os garçons que aparecem no painel estão, à esquerda, Murilo, Israel, Amâncio, Geraldo, Rafael e Paiva e, à direita, Godoy, Gomes, Francisco, Alfredo, João Nery e Chico. No quadro do salão do restaurante, figuram Zeca, Eliezer, Sebastião, Monteiro e Michel.

----

SERVIÇO

BAR LAGOA - Av. Epitácio Pessoa, 1674; Tel.: 2523-1135.