Como eu me vejo? Como você me vê? Ao contemplar as telas de 34 adolescentes moradores da favela do Jacarezinho e assistir ao pequeno documentário sobre o processo vivido por eles, pode -se colher algumas respostas.
As telas e o filme compõem a instalação ASSIM ME VEJO, criada pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues e que estará em cartaz na Casa França Brasil até 30 de maio.
"ASSIM ME VEJO" tem a intenção de desconstruir os olhares estereotipados e discriminadores que produzimos sobre o retrato humano.
“Queremos fazer com que, enquanto os visitantes assistem à capacidade expressiva e sensível dessas crianças e adolescentes, repensem a imagem que esses jovens da favela comumente representam para a sociedade", explica Helio Rodrigues.
Entenda
Com a arte as crianças respondem aos visitantes: ASSIM ME VEJO. E para os visitantes fica a pergunta: será que a imagem que me representa é apenas aquela que vejo refletida no espelho ou capturada pela fotografia?
Ao entrar na Casa França Brasil o público começa a ser sensibilizado num primeiro ambiente repleto de fotografias em preto e branco de corpo inteiro e em tamanho natural dos jovens coautores, impressas sobre tecido transparente. A ideia é criar com esses panos uma “barreira frágil”, que o visitante precisa transpor para entrar em contato com 34 grandes telas dos 34 participantes com idade entre 9 e 16 anos.
Serão oferecidas ao longo do mês palestras para pais e educadores e oficinas para as crianças.
Serviço
Instalação de Helio Rodrigues com participação de crianças e adolescentes do Projeto Eu Sou – Jacarezinho/RJ
Casa França Brasil: rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro do Rio
Período: de 04 a 30 de maio
De terça-feira a domingo: de 10h às 20h
Entrada Franca