ASSINE
search button

Espetáculo discute violência doméstica contra a mulher

Compartilhar

No dia 19 de julho, o Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, zona norte do Rio, torna-se palco para reflexões sobre as várias formas de violência que uma mulher pode ser submetida dentro de um relacionamento amoroso. Essa discussão é proposta pelo espetáculo “Abraços que Sufocam", que faz curta temporada no local, de 19 de julho a quatro de agosto, sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h, com ingresso a preço popular. 

O espetáculo apresenta uma mulher fragmentada. Confusa, cansada, atormentada pelos próprios pensamentos, busca de compreender o que está sentindo e pelo que tem passado. A história mostra o ciclo de um relacionamento abusivo, a partir da perspectiva da vítima, uma mulher jovem, vivenciando e tentando entender o que está vivendo em sua relação. 

Na trama, duas atrizes interpretam a mesma mulher, dando voz aos seus pensamentos, suas emoções e suas reações frente às diferentes formas de violência pela qual é submetida pelo seu parceiro. O espetáculo surge a partir da investigação sobre os processos psicológicos dessa mulher durante sua relação e nas marcas psicológicas que o seu parceiro deixa.


Com dramaturgia própria e equipe majoritariamente feminina, a montagem aborda uma temática atemporal e abre espaço para ampliar o debate sobre questões como feminicídio, controle, agressões psicológicas e emocionais. “Nós queríamos falar sobre essa temática a partir da perspectiva da mulher e de uma maneira com que o público conseguisse ver e se conectar principalmente aos momentos internos dessa personagem, ampliando o debate sobre a violência para além da violência física ”, explica a diretora, Aryelle Christiane. 

O espetáculo estreou em março no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, e já passou pela Penha e por Nova Iguaçu. Integra o repertório do coletivo nilopolitano Trupe do Movimento Em Razão Da Arte (Trupe do M.E.R.D.A.), que faz parte da Rede Baixada em Cena - ganhadora do Prêmio Shell 2017, na categoria Inovação. 

SERVIÇO


Abraços que Sufocam

Classificação: 16 anos

De 19 de julho a quatro de agosto (Sextas e sábados, 20h | Domingos, 19h)

Local: Teatro Municipal Ziembinski (Rua Heitor Beltrão s/n°, Tijuca)

Ingresso: R$20 (inteira) | R$ (10 meia)

Tags:

mulher | viol?ncia