REUTERS
CANNES - Um filme romeno que se passa no fim da era comunista venceu a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes neste domingo.
O filme "4 Months, 3 Weeks and 2 Days" ("4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias"), dirigido por Cristian Mungiu, era um dos favoritos da crítica para vencer a Palma de Ouro durante a cerimônia que encerrou os 12 dias da maratona de filmes na Riviera Francesa.
O filme conta a história de Gabita, uma jovem estudante que passa pelo risco de um aborto ilegal, e mostra o terrível preço que ela e sua amiga Otilia têm que pagar.
Os críticos elogiaram o filme por seu retrato de um mundo cinza e brutal, assim como da humanidade demonstrada pelo sacrifício de Otilia por sua amiga.
"Com esse tipo de atenção que nós temos aqui em torno do festival, essa história na qual acreditamos tanto vai atingir muitas pessoas agora", disse Mungiu no Grand Theatre Lumiere, onde os prêmios são entregues.
"Eu também espero que este prêmio que estou recebendo nesta noite represente boas notícias para pequenos cineastas de países pequenos, porque não parece que você necessariamente precise de um grande orçamento e um monte de estrelas."
Os críticos vinham elogiando não só o filme de Mungiu, mas os 22 da mostra competitiva. Segundo eles, o 60o festival foi um dos melhores dos últimos anos.
O Grande Prêmio do Júri foi para "The Mournig Forest", um filme lírico japonês sobre luto e tristeza dirigido por Naomi Kawase.
O prêmio de melhor diretor foi para Julian Schnabel por "The Diving Bell and the Butterfly", baseado na história verdadeira do jornalista francês Jean-Dominique Bauby, que sofreu um derrame e ficou paralisado, mas conseguiu escrever um livro usando apenas a pálpebra para se comunicar.
O melhor roteiro foi para o diretor turco-alemão e escritos Fatih Akin, por "The Edge of Heaven", uma história de amor e reconciliação na fronteira.
"Eu tenho uma mensagem para a Turquia, porque eles votaram em 22 de julho", disse ele referindo-se às eleições gerais. "Porque todos são um, unidos nós ficaremos, divididos cairemos", afirmou.
O prêmio de melhor ator foi para Konstantin Lavronenko, que interpreta o protagonista do filme russo "The Banishment".
A melhor atriz foi Jeon Do-yeon, da Coréia do Sul, que participou da competição com o filme "Secret Sunshine".