ASSINE
search button

Rolling Stones entram no 'Guinness' com turnê 'A Bigger Bang'

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Os Rolling Stones podem estar envelhecendo, mas seu poder de atrair fãs para seus concertos não se reduziu, tanto que encabeçaram as paradas como a turnê musical mais bem-sucedida do mundo na edição mais recente do 'Guinness', livro dos recordes mundiais.

A turnê "A Bigger Bang" rendeu 437 milhões de dólares aos Stones, dando uma contribuição boa para seus fundos de aposentadoria e, de quebra, um novo recorde.

Madonna também entrou para o compêndio anual como a artista de maior sucesso: sua turnê "Confessions", com 60 shows, arrecadou quase 200 milhões de dólares. Ou seja, ela ganhou mais de 3 milhões de dólares por concerto.

O 'Guinness' sempre inclui uma série de recordes bizarros e inesperados, e a edição mais recente, que chegará às livrarias na sexta-feira, não é exceção, contendo os recordes de concertos mais altos e mais profundos.

A banda britânica Jamiroquai, liderada pelo vocalista Jay Kay, apresentou-se a 10.668 metros de altitude, num Boeing 737 especialmente adaptado para um público formado por ganhadores de competições pop.

Para conseguir seu espaço no 'Guinness', a cantora britânica Katie Melua e sua banda foram para o fundo do mar, dando um concerto a 303 metros abaixo do nível do mar, numa plataforma petrolífera ao largo da costa da Noruega.

Mas algumas coisas nunca mudam. A gravação feita por Bing Crosby de "White Christmas", lançada em 1942, ainda figura como o single de maiores vendas de todos os tempos, que já chegam a pelo menos 50 milhões de cópias. O single é relançado todos os anos.

O recorde de ator que faturou mais ficou com Samuel L. Jackson. Seus 75 filmes já renderam mais de 7,84 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais.

"007 - Cassino Royale", a estréia de Daniel Craig no papel do espião mais famoso do mundo, foi o filme de James Bond que fez mais sucesso em todos os tempos: arrecadou mais de 587 milhões de dólares.

Para os cinéfilos excêntricos, o 'Guinness' chega a ter uma categoria para o título mais curto de qualquer filme premiado com um Oscar. É o filme argelino "Z", que recebeu dois Oscar em 1970.