Portal Terra
BRASÍLIA - A festa de abertura do 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizada nesta terça-feira no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, foi marcada por homenagens a Paulo Emílio Salles Gomes e Paulo Gil Soares.
Paulo Emílio, a quem a edição deste ano é dedicada, foi lembrado no discurso dos apresentadores Sérgio Fidalgo e Marta Benévolo. Paulo Gil Soares, cujo longa Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz (1967) abriu o festival, ganhou discursos de familiares e atores do filme.
Paula Muniz, filha do cineasta, agradeceu à Cinemateca Brasileira pela restauração da obra, bem como o Festival. Já o ator Emanuel Cavalcanti arrancou aplausos da platéia com seu discurso sobre o cinema nacional e foi ovacionado quando rendeu seus agradecimentos a Paulo Gil.
A atriz Isabella Cerqueira Campos citou uma conversa que teve com o diretor.
- Quando Paulo me convidou para fazer o filme, disse: 'Isabela, quando você estiver com a vela na mão, você vai me agradecer'. Eu nem precisei chegar ao fim para isso - afirmou, segundo informações da assessoria de imprensa do festival.
Antes da exibição de Proezas..., o público assistiu ao curta-metragem Brinquedos do Nordeste, de Pedro Jorge de Castro. O diretor resumiu o espírito do Festival:
- Hoje começa a assembléia geral do parlamento do cinema brasileiro.