ASSINE
search button

Cate Blanchett volta a disputar Oscar como 'Elizabeth'

Compartilhar

Agência EFE

REDAÇÃO CENTRAL - Cate Blanchett, dona de um Oscar, de atriz coadjuvante, 'O Aviador", disputa duas estatuetas nesta edição da festa mais importante da indústria do cinema: na categoria de melhor atriz, por sua interpretação em 'Elizabeth: A Era de Ouro', e na de atriz coadjuvante, por sua caracterização de Bob Dylan em 'Não Estou Lá'.

Em 'Elizabeth: A Era de Ouro', de Shekhar Kapur, Blanchett interpreta a rainha durante o apogeu de seu reinado, 10 anos depois ter dado vida ao mesmo personagem histórico em 'Elizabeth', filme que a lançou ao estrelato.

Desde então, a atriz australiana, de 38 anos, construiu uma carreira sólida e com muitos sucessos, e, assim como Elizabeth I, a quem volta a interpretar, vive sua fase dourada.

'A Era de Ouro' segue o argumento clássico da luta entre o poder e o amor, e, embora tenha falhas, oferece a Blanchett a oportunidade de brilhar.

Este ano, a atriz conseguiu várias com suas indicações, começando por estar concorrendo a duas estatuetas na mesma edição, algo que só ocorreu 11 vezes nos 80 anos de história da premiação.

Além disso, ela é a primeira mulher a ser indicada por interpretar duas vezes o mesmo personagem e a segunda atriz a disputar um prêmio da Academia por fazer o papel de um homem (em "Não Estou Lá"). Se vencer nas duas categorias, Blanchett será a primeira pessoa a alcançar esta proeza na história do Oscar.