ºC   ºC

ASSINE
search button

Sábado, 10 de maio de 2025

Renato Neto: o tempero brasileiro na música de Prince

Compartilhar

Luísa Girão, JB Online

RIO - Você sabe qual é semelhança entre os discos 'Musicology' do Prince, 'The Great American Song Book' de Rod Stewart, e 'Próxima Parada' de Marina Lima? Todos têm o toque musical e brasileiro de Renato Neto. Morando há 17 anos nos Estados Unidos, o tecladista, produtor e arranjador conta ao JB Online a experiência como músico brasileiro no exterior e fala de seus projetos.

Motivado pela família, Renato começou a ter aulas de piano aos sete anos. Dez anos depois, saiu de São Paulo e foi morar no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de tocar com artistas como Gilberto Gil, Tim Maia, Sandra de Sá e Roberto Carlos.

Em 1991, mesmo sem falar inglês fluentemente, Renato foi morar em Los Angeles para estudar música. Lá fez vários contatos e conseguiu realizar um sonho: trabalhar com músicas para filmes, deixando sua marca nas trilhas de 'Dancing at The Blue Iguana', de Michael Redford, e 'Kill me Later', de Dana Lusting.

O convite para trabalhar com Prince, com quem toca atualmente, veio da baixista Rhonda Smith, que já tocava com o artista. Renato Neto estava se apresentando em um talk-show com a cantora de jazz, Dianne Reeves, em 2001, quando conheceu a instrumentista. Prince estava gravando um CD com influências de jazz e chamou Renato para participar. O tecladista participou do 'One Nite Alone... Live!', 'Musicology', '3121' e o último lançado 'Planet Earth'.

- O Prince é um ótimo músico. Ele tem um enorme conhecimento musical e a comunicação com ele é fácil contou Renato Neto.

Além disto, tocou na turnê de 'Musicology', eleita a mais rentável em 2004 pelo site Pollstar. Com isso, o tecladista saiu na capa da 'Keyboard Magazine', que é uma importante publicação sobre o instrumento. Renato convidou Prince para sair com ele na capa, que gentilmente aceitou.

- Fizemos cinco noites no Staples Center (estádio do time de basquete Los Angeles Lakers) lotadas. Nenhum artista conseguiu fazer isto lembra o tecladista.

O brasileiro assinou um contrato que o proíbe de falar muitas coisas sobre o Prince, mas uma curiosidade revelada é que o popstar tem em sua casa mais de 200 músicas gravadas, mas nunca lançadas. No momento, Prince está gravando um novo CD, em que toca todos os instrumentos, para ser lançado em 2009.


Renato e Prince | Foto: Reprodução

Outro grande artista com quem Renato Neto trabalhou foi Rod Stewart. Renato fez uma versão demo de 'My Funny Valentine', clássico do repertório de Frank Sinatra, e quando Rod ouviu gostou tanto que o chamou para co-produzir e arranjar o CD 'The Great American Song Book'. Outros nomes com quem trabalhou foi Sheila E., Christina Aguilera, Chick Corea, entre outros.

O tecladista acabou de montar um novíssimo estúdio em sua casa no Brasil, em São Paulo, e quer voltar ao país para gravar um projeto solo e produzir alguns artistas. Ele também se apresenta com um trio, com os músicos Marco Mendoza e Joey Heridia. Mas, estes planos vão ter que esperar um pouco já que ele deve fazer nova turnê com Prince, no meio de 2009.

- Trabalhei com muita gente talentosa, mas agora chegou a minha vez - disse Renato.

Sobre trabalhar com música no exterior, o tecladista afirma que é muito difícil, mas que vale a pena quando se tem vontade. Há 17 anos morando nos EUA, ele conta que demorou anos para construir uma carreira internacional, mas que é uma enorme experiência, tanto profissional como pessoal.

- O brasileiro reclama muito do país, mas aqui têm tantas coisas boas quanto os Estados Unidos. Apesar dos problemas, o povo é quente, simpático, isso é maravilhoso afirma o músico.