ºC   ºC

ASSINE
search button

Domingo, 4 de maio de 2025

De carreira irregular, o cantor Mick Hucknall mantém vivo o Simply Red

Compartilhar

Mariana Marques, Jornal do Brasil

RIO - Vocalista da banda inglesa Simply Red e uma das figuras mais injustiçadas do pop, Mick Hucknall não é fã de novelas, apesar de já ter dado as caras em Celebridade quando esteve pela última vez no Brasil, em 2003. O inglês de 48 anos prefere gastar seu tempo livre assistindo a desenhos animados com sua filha. Entre as paixões, culto a vinhos e futebol. Torcedor do Manchester United, Hucknall quis comprar o time em 1998. Como enófilo, foi mais longe: virou dono de uma companhia de vinhos na Itália.

Sou apaixonado por vinhos, mas fazer música é parte do que sou e não consigo ver isso mudar no futuro conta Hucknall, em entrevista ao Jornal do Brasil.

Mais da metade de sua vida foi dedicada ao Simply Red. O vocalista e principal compositor é o único membro original da banda, formada em Manchester, em 1984. Com 25 anos de carreira, 50 milhões de discos vendidos e clima de despedida, o líder ruivo se juntou aos atuais companheiros de banda para uma turnê comemorativa.

Grandes canções e arranjos e uma carreira irregular tiraram de Hucknall a possibilidade de escrever seu nome no panteão do pop, como atestam alguns de nossos representantes do gênero.

Ele tem os bends de voz perfeitos sentencia o cantor e compositor Jorge Vercilo. Como acredito que é o público que consagra e sedimenta um artista, não creio que os formadores de opinião tenham poder absoluto para determinar o sucesso. Ainda mais o do Simply Red.

George Israel, do Kid Abelha, vai pelo mesmo caminho. Com sua banda, o saxofonista já abriu para o Simply Red no festival Hollywood Rock, em 1992.

Ele trouxe o soul para o pop nos anos 80 e foi o cara que implementou uma releitura inglesa do soul americano que eu adoro avalia Israel. Bebeu na fonte da Motown (gravadora americana) com muita categoria nos arranjos e tem uma voz super bonita. É um som que não ficou datado. Nesta praia dele ele se garante.

Outro fã da obra é o cantor e compositor Claudio Zoli:

Ele está sempre se adaptando com mudanças de repertório. É uma voz rouca que é difícil de não reconhecer. Falar mal é injustiça.

A relação com o Brasil é sustentada pelas quatro passagens por aqui, incluindo a turnê deste mês que passa por São Paulo (terça e quarta) e Rio (sexta), e pela inclusão do guitarrista Heitor TP no grupo.

É uma turnê greatest hits. Devemos tocar 21 canções, todas que já estiveram entre as 20 mais tocadas no Reino Unido e que se tornaram sucessos internacionais explica Hucknall.

Com essa descrição, os fãs podem cobrar que Holding back the years, For you babies e Stars, entre outras, estejam no roteiro. Hucknall não é avesso a mudanças. Mantém-se orgulhoso por ter experimentado diferentes fórmulas ao longo desses anos. Ainda que o Simply Red tenha se enveredado por estilos distintos, o soul adulto e o pop dançante predominam. Entre as graduais mudanças experimentadas, está a preparação do lançamento de um álbum duplo ao vivo gravado em Cuba, em 2006.

Eu quis conhecer e experimentar tanto Cuba quanto a música cubana, principalmente antes que ambas mudassem.

O líder do Simply Red mora com a esposa e a filha, de 2 anos, em Surrey, condado da Inglaterra. Antes de levar essa vida pacata, fez sua fama de mau, chamando a atenção dos tablóides pela onipresença nas baladas e também pela coleção de beldades em sua cama. Contabiliza as atrizes Catherine Zeta-Jones e Tracy Shaw, e também a modelo dinamarquesa Helena Christensen. Já deu declarações dizendo que a culpa por ter vivido diversos relacionamentos instáveis se deve ao fato de ter sido abandonado pela mãe quanto tinha 3 anos. Todo esse drama familiar está descrito em suas canções.