Paulo Ricardo Moreira, Jornal do Brasil
RIO - Um milionário arrogante e infeliz mudou os planos de Marcos Palmeira. Desanimado com as novelas, o ator tinha resolvido ficar uma temporada afastado dos folhetins para se dedicar a projetos de ecologia, como o programa A'Uwe, da TV Cultura. Mas, após ler a sinopse de Cama de gato, nova novela das seis que estreia amanhã, na Globo, voltou atrás. O tal milionário que instigou Palmeira a retornar à ficção é Gustavo, protagonista da trama assinada por Duca Rachid e Thelma Guedes. Dono de uma fábrica de perfumes, a Aromas, ele humilha todo mundo e só pensa em dinheiro e poder. Mas sua vida sofre uma reviravolta e acaba perdendo tudo. Aí começa a história que as autoras querem contar e de que o ator tanto gostou: um homem que, através do sofrimento e do amor de uma mulher a faxineira Rose, vivida por Camila Pitanga redescobre os valores humanos que havia esquecido ao longo de sua trajetória.
Gustavo tem pavio curto e não mede esforços para conseguir o que quer. A construção do personagem passa mais pelo seu temperamento. Existem vários Gustavos por aí. Observei alguns na Globo. Mas toda empresa tem um tipo como ele diz Palmeira.
Gustavo é casado com Verônica (Paola Oliveira), rica de nascença e mimada. Mas ele nem imagina que a mulher tem um amante e que quer matá-lo. A reviravolta na vida do perfumista acontece logo nos primeiros capítulos quando seu melhor amigo, Alcino (Carmo Dalla Vecchia), decide dar um choque de realidade em Gustavo. O plano é deixá-lo alguns dias no deserto na trama, o local não é identificado, mas a gravação foi realizada nos Lençóis Maranhenses. A ideia de Alcino é fazer com que o amigo repense sua vida e volte mais humilde. Mas, claro, dá tudo errado porque Verônica arma para sumir de vez com o marido e herdar sua fortuna.
Ele é apaixonado pela Verônica, que representa riqueza, luxo, glamour. Mas vai descobrir a Rose conta Palmeira. Depois do deserto, Gustavo é envolvido numa situação de assassinato, tem que ser esconder, e vai ser mendigo nas ruas do Rio.
Justamente quando ele estiver na pior, na sarjeta, é que conseguirá enxergar a faxineira e se apaixonar por ela. Pobre e sem glamour, Rose é a heroína da história, uma supermulher que cria com dificuldade e bravura os seus quatro filhos. No início da trama, ela é uma das vítimas da arrogância de Gustavo, que a demite sumariamente ao descobrir que é uma serviçal e achar que ela roubou um vestido para ir a uma festa da empresa. É com Rose que o empresário vai reaprender a viver e a ser feliz.
Rose é uma mulher batalhadora, tem um lado romântico. Passa por várias provações, mas vai em frente. No início, Gustavo nem olha para ela. Mas depois vai perceber o seu perfume adianta Camila Pitanga, que já havia feito par romântico com Palmeira na novela Porto dos Milagres (2001). O Marquinhos é um colega muito especial, muito querido.
Fábula moral
Duca Rachid e Thelma Guedes definem a novela como uma fábula moral e, ao mesmo tempo, uma história de amor contemporânea e ambientada no Rio de Janeiro. A história surgiu de um sentimento que as autoras têm partilhado em conversas com amigos: de que o individualismo do mundo atual está levando as pessoas a perderem de vista alguns valores fundamentais do ser humano.
Pensamos inicialmente num personagem que perdeu sua capacidade de amar, e que precisaria reaprender a enxergar o mundo e as outras pessoas conta Thelma.
Duca completa:
Há muita gente boa refletindo sobre essa questão ultimamente. Não sei como a gente pode seguir adiante, sem resgatar alguns valores imprescindíveis como, por exemplo, a solidariedade.
Com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner (mulher de Marcos Palmeira), Cama de gato estreia com a responsabilidade de manter a boa audiência do horário, recuperada por Paraíso, que obteve médias de 30 pontos.