ASSINE
search button

Sábado, 10 de maio de 2025

Forte de Copacabana recebe fotos de expedições de Amyr Klink em outubro

Uso consciente da água é um dos temas de palestra com o velejador

Compartilhar

A cidade do Rio de Janeiro recebe entre os dias 1º e 06 de outubro a exposição 'Linha D’Água  – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água', que pode ser conferida no Forte de Copacabana, das 10h às 18h.

'Linha D’Água' é uma mostra gratuita, com patrocínio da Sotreq, que reúne 30 fotografias do acervo de Amyr Klink que destacam o uso racional da água nas expedições feitas pelo velejador. Klink já realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água. 

As fotografias estão divididas em três módulos, que remetem aos barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. As fotos das expedições do velejador estarão dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente. 

Além de conferir a riqueza e beleza das imagens, os visitantes poderão ver de perto o barco original I.A.T., utilizado na Travessia do Atlântico Sul a remo. A viagem durou 100 dias e deu origem ao livro “100 dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos 10 livros mais vendidos de não-ficção no Brasil. O projeto 'Linha D´Água' conta ainda com um livro-catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes.

A exposição é gratuita e foi viabilizada através de Lei de Incentivo Fiscal Rouanet. O projeto, executado pela D’color Produções Culturais, foi inaugurado em setembro de 2014, na cidade de São Paulo, coincidindo com as comemorações pelos 30 anos da Travessia do Atlântico Sul. Até hoje a façanha continua sendo uma conquista inédita e única em todo o mundo. 

Na temporada 2015, com patrocínio da Sotreq, a exposição passa por Belo Horizonte de 9 a 13 de setembro, São Paulo, de 16 a 20 de setembro, e fica no Rio de Janeiro de 1º a 6 de outubro.

Escolas podem agendar visitas monitoradas para escolas

Escolas interessadas em agendar passeios guiados à exposição devem entrar em contato com a D’Color Produções Culturais, pelo telefone (19) 3256.4500 ou e-mail contato@dcolor.art.br. Todas as escolas participantes irão receber o material didático completo da exposição, que inclui o livro catálogo e as cartilhas ilustradas sobre consumo consciente de água, para que a temática seja trabalhada em sala de aula.

Palestra gratuita com Amyr Klink

No dia 6 de outubro, o público poderá conferir uma palestra com Amyr Klink, às 15h, no Auditório Santa Bárbara, no Forte de Copacabana. Ele conta sobre suas viagens e experiências e fala das estratégias de consumo ligadas à água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais. Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior.

Para assistir à palestra é preciso retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 22/9. No dia do evento, os vales deverão ser trocados pelo ingresso no local da palestra. Aqueles que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados para o público em geral.

Serviço: Exposição Linha D’Água - Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água

Data: 01 a 06 de outubro, das 10h às 18h

Local: Forte de Copacabana - Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6

Entrada franca

Palestra com Amyr Klynk

Data: 06 de outubro, as 15h

Local: Auditório Santa Bárbara - Forte de Copacabana - Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6

Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 22/09. No dia do evento, os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão inviabilizados e ficarão disponíveis para o público no local.