ASSINE
search button

Sesc Tijuca recebe Hermeto Pascoal em única apresentação gratuita com laboratório neste sábado (21)

Multi-instrumentista interage com público tirando som de bugigangas e brinquedos

Compartilhar

Lenda viva da música brasileira e reconhecido internacionalmente pelo dom de retirar sons de qualquer objeto, Hermeto Pascoal é a atração do próximo sábado, 21 de novembro, às 17h, no Sesc Tijuca. A entrada é franca.

A apresentação mescla um laboratório musical com o cantor, compositor, arranjador, pianista, sanfoneiro, instrumentista e tocador de bugigangas. Durante o encontro, o músico convida o público a trocar ideias e fazer um som com objetos inusitados, ensinando a plateia a usar a criatividade e transformar objetos simples em instrumentos musicais.

Hermeto Pascoal

Nascido em Olho D´Água, em Pernambuco, e criado em Lagoa da Canoa, em Alagoas, desde pequeno Hermeto Pascoal teve uma relação forte com a música.

O talento ficou evidente na infância, quando começou a tocar com o irmão mais velho em forrós e festas de casamento. Os irmãos revezavam-se nos oito baixos e no pandeiro. O começo da carreira profissional foi na Rádio Jornal do Commercio. Nesta época, Hermeto começou a tocar piano a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte. Em seguida, foi para João Pessoa, onde tocou na Orquestra Tabajara.

Em 1961, mudou-se para São Paulo onde formou, com Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo, o grupo Som Quatro. Foi quando começou a tocar flauta. Com esse grupo gravou um LP. Em seguida, integrou o Sambrasa Trio. Com a criação dos programas musicais de TV, formaram o grupo Quarteto Novo, com Hermeto no piano e flauta. O grupo participou dos principais festivais de música e programas da TV Record. Nessa época, venceu um dos festivais com "Ponteio", de Edu Lobo.

Em 1969 foi para os Estados Unidos e gravou dois LPs, como compositor, arranjador e instrumentista. Já reconhecido pelo talento, qualidade e criatividade, tornou-se atração de diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo. No ano seguinte, participou do Festival de Montreux, na Suíça e seguiu para Tóquio, onde participou do Live Under the Sky. Desde então, somaram-se diversas turnês em dezenas de países.

Serviço: Projeto 'Redemoinho artístico' apresenta Hermeto Pascoal

Apresentação com laboratório musical gratuito 

Data: 21 de novembro, sábado, às 17h

Local: Casa Rosa (Sesc Tijuca) - Rua Barão de Mesquita, 539

Preço: Gratuito

Classificação: 12 anos

Mais informações: (21) 3238-2139