Em comemoração aos três anos de montagem, a comédia "Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha" fará uma apresentação única nesta segunda-feira (23), às 20h30, no Teatro Poeira, com 80% da renda revertida em donativos para as vítimas do acidente em Mariana e região. O teatro fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os ingressos custam R$ 40, a inteira.
Baseado na cultura popular mineira, o espetáculo indicado a oito categorias ao prêmio Fita 2015 recebeu os prêmios de melhor atriz para Suzana Nascimento e melhor cenário para Desirée Bastos. O monólogo de Suzana Nascimento foi construído ao longo de cinco anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças e outros componentes da sabedoria popular.
Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias, uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas "sabências" sobre o Tempo. Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de padres e beatas, de "sem-vergonhice", a personagem também convida a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha conduz a outras paragens, verídicas - da atriz mineira e seus relicários - ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória.
“Esse trabalho é uma homenagem a Minas Gerais e nessa noite vamos celebrar as nossas histórias. Este projeto nos deu muitas alegrias nesses três anos, muitas descobertas artísticas e humanas. E queremos retribuir de alguma forma. O mínimo que podemos fazer é oferecer uma sessão para as vítimas de Mariana, Minas Gerais. Até por que podem nos tirar casa, comida, tudo, mas as nossas histórias ninguém pode tirar”, diz Suzana Nascimento.