ASSINE
search button

Terça, 20 de maio de 2025

Feijoada de São Jorge do Renascença Clube terá shows dos grupos Samba de Lei e Samba do Chapéu

Evento será neste sábado, 23 de abril, data em que o santo guerreiro é celebrado

Compartilhar

Dia 23 de abril, o Renascença Clube vai realizar mais uma edição da sua tradicional Feijoada de São Jorge, por meio da qual, há mais de duas décadas, o clube presta homenagem ao santo guerreiro. O evento terá também as participações especiais dos grupos Samba de Lei e Samba do Chapéu.

A programação começa a partir das 13h. A feijoada é de graça! O público que alugar mesas também terá direito a participar de um sorteio de baldes de cervejas. No dia ainda serão sorteadas duas camisetas do santo guerreiro, masculina e feminina, bordadas a mão.  O evento acontecerá na sede do Renascença, na Rua Barão de São Francisco nº 54, no Andaraí, Zona Norte do Rio.

Sobre as atrações

Formado há dois anos, o grupo Samba de Lei também ficou conhecido também nas rodas de samba da Pedra do Sal e foi pioneiro no processo de revitalização do Arco do Teles. Já o Samba do Chapéu é fruto de um grupo de amigos sambistas que, há oito anos, faz uma Roda de Samba de raiz que também celebra e divulga as outras raízes culturais e musicais importantes, como Jongo, Forró, Maculelê e Capoeira.

Sobre o Renascença

Fundado no bairro carioca do Méier, em 17 de fevereiro de 1951, o Renascença Clube completou 65 anos de fundação, com uma  História repleta de fatos e iniciativas pela valorização da identidade étnica da população negra, visando à promoção da igualdade racial.

A trajetória do clube é marcada por um conjunto de ações afirmativas, nos campos da cultura, esporte e entretenimento, que, por mais de seis décadas, contribuem para o bem-estar social da comunidade afrodescendente.

Famoso em todo o Brasil pelas suas rodas de samba de raiz, o Renascença ganhou também projeção nacional por ter sido protagonista em fatos de vanguarda. Nos anos 60, o clube alcançou notoriedade quando Dirce Machado (1959), Aizita Nascimento (1963) e Vera Lúcia Couto destacaram a beleza da mulher negra brasileira.

Em 1964, Vera Lúcia Couto quebrou um tabu e elegeu-se Miss Guanabara. Foi a segunda colocada no concurso Miss Brasil e alcançou o terceiro lugar no Miss Beleza Negra Internacional, proezas que ainda lhe renderam o título de Miss Fotogenia.

No âmbito da cultura, o Renascença teve também uma bem-sucedida experiência nas artes cênicas. Criou uma Cia. de teatro nos anos 70, que teve o privilégio de contar com o talento de atrizes como Lea Garcia, Cléa Simões, Jacira Silva e Zezé Motta.

Grandes nomes da nossa música popular fizeram e ainda fazem do Renascença palco de suas apresentações. Dessa lista figuram personalidades do samba e da MPB, Elizeth Cardoso, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Mart´nália, Leci Brandão, Beth Carvalho, Maria Rita, Moacyr Luz, Toninho Geraes, Teresa Cristina, Reinaldo, entre outros grandes nomes do samba carioca.

Serviço: Feijoada de São Jorge do Renascença Clube

Data: 23 de abril, a partir das 13h

Local: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí

Ingresso: R$ 20,00

Mais informações: (21) 3253-2322 / 4128-3312