ASSINE
search button

Competição de barbearia artística acontece dia 24 de julho no Rio

Evento reunirá  na Arena dicró, barbeiros de diversas capitais brasileiras

Compartilhar

Depois de passar por São Paulo (24 de abril), Salvador (22 de maio) e Belo Horizonte (26 de junho), a Batalha dos Barbeiros Brasil!  está de volta à cidade carioca para sua grande final. No dia 24 de julho, os quatro finalistas de cada categoria - Desenho, Tradicional e Barba Express - subirão novamente ao palco da Arena Dicró para a batalha derradeira, que irá consagrar o melhor barbeiro do Brasil! Essa é a primeira edição nacional da competição criada pela empreendedora cultural Erica Nunes, que teve inicio em 3 de abril, no Rio, e vem reunindo centenas de pessoas por onde passa. O evento, patrocinado pela WAHL e Santa Clara, tem como principal objetivo mostrar a força de um dos maiores movimentos estéticos e culturais das favelas na atualidade e vai contar ainda com a participação do “Dream Team do Passinho”. A entrada é franca.

A competição pelo país mostrou que a barbearia já é uma tendência nacional. Prova disso é que todas as cidades-sedes terão igualmente três representantes na final. Os cariocas disputam na categoria TRADICIONAL com Jefferson Fonte, e na categoria DESENHO, com Ronyelison Conceição Costa (ambos vencedores da etapa Rio), completando o time com Marcelo Anderson Martins Ferreira, que foi até São Paulo para garantir sua vaga entre os finalistas. Os paulistas levaram a melhor na categoria BARBA EXPRESS e serão representados por Murilo Pastore Mariano (vencedor na etapa Rio) e Djonata Vital Pereira (primeiro lugar em SP), além de Caio Moraes dos Santos (categoria TRADICIONAL), que também venceu em casa. Os mineiros e os baianos conseguiram se classificar nas três categorias. Em Salvador, não deu pra mais ninguém e só os locais subiram no pódio: Adailton Nunes dos Santos venceu na categoria TRADICIONAL; Jadilson dos Santos de Jesus, na BARBA EXPRESS e Esmael Neres Santos, na categoria DESENHO. O mesmo ocorreu em Belo Horizonte, onde só deu mineiros entre os ganhadores, com destaque para Natanael Garcias de Almeida, que venceu em duas categorias: BARBA EXPRESS e DESENHO. Além dele, Vinicius Ramos Sabino conquistou a vaga no corte TRADICIONAL.

O encontro dos 11 finalistas acontecerá dia 24 de julho, na Arena Dicró, Zona Norte do Rio, de 13h às 18h, com entrada franca. Assim como nas etapas anteriores, os competidores terão um tempo estipulado para a execução do corte. Caberá aos jurados escolher o melhor deles, dando notas de 0 a 10, de acordo com os quesitos de cada categoria. No DESENHO, os participantes têm até 40 minutos para executar e o que vale é a perfeição. Já a categoria TRADICIONAL tem 20 minutos de duração e os concorrentes serão avaliados pela criatividade, finalização e acabamento, Por fim, na categoria BARBA EXPRESS, os pontos principais são criatividade e finalização e, como o nome sugere, os participantes têm apenas 1 minuto para realizar o trabalho. Quem obter a maior soma de pontos leva pra casa o cinturão e aproximadamente R$ 5 mil em equipamentos e materiais diversos de barbearia.

Além de acompanhar ao vivo a performance dos barbeiros, o público poderá curtir ainda a apresentação do “Dream Team do Passinho”, grupo que endossa o movimento da barbearia artística, visto como importante marca do estilo de vida das periferias. “Quando pensamos no passinho, estamos falando não só de uma dança, mas de um modo de se vestir, de pensar, se comportar e o corte de cabelo é um dos primeiros artifícios para a busca dessa identidade”, explica Rafael Dragaud, diretor da produtora Toca Produções que apoia a Batalha dos Barbeiros Brasil.

Essa é a primeira edição nacional da Batalha dos Barbeiros criada pela empreendedora cultural Erica Nunes, popularmente conhecida como a “Madrinha dos Barbeiros”. A carioca, que chegou a morar nas ruas na adolescência, abraçou a causa ao perceber que a barbearia artística era uma forte forma de expressão para muitos jovens e de profissionalização para outros. “A Batalha surgiu com a ideia de ser uma grande confraternização para reunir pessoas que em sua maioria só se conhecia pela internet. É uma forma de contribuir para aproximar e valorizar essa pro?ssão que já é muito reconhecida pelos garotos da periferia do Brasil e do mundo”, explica Erica. Foi esse desejo de ajudar e participar que fez Erica transformar sua casa, localizada no bairro do Mendanha, na República dos Barbeiros. O espaço é ao mesmo tempo uma barbearia, escola de barbeiros e produtora de trabalhos sociais e de eventos como a Batalha dos Barbeiros Brasil.