Começa nesta segunda-feira (21), em São Paulo, a 12ª edição do Festival de Cinema Italiano, uma das principais mostras de filmes da Itália no Brasil. As informações são da Agência ANSA.
Em cartaz até o dia 2 de dezembro, o evento trará à capital paulista 16 produções contemporâneas do cinema da Itália, um dos mais celebrados do mundo. Um dos destaques é "A verdade está no céu", cujo diretor, Roberto Faenza, estará presente na cerimônia de abertura, no Auditório Ibirapuera, quando receberá um prêmio pelo conjunto de sua obra.
O filme narra a história do desaparecimento de uma adolescente cidadã do Vaticano, Emanuela Orlandi, em 1983, um caso que até hoje permanece sem solução. Além disso, Faenza foi o último a dirigir o mito do cinema Marcello Mastroianni (1924-1996), em "Sostiene Pereira".
Na semana passada, a organização do festival já havia realizado um ciclo de homenagens ao ator italiano no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e que será retomado no próximo dia 1º de dezembro.
Na abertura do festival, que tem apoio do Istituto Italiano di Cultura, será exibido o filme "Veloz como o vento". Confira aqui a programação completa do evento.