Nesta segunda-feira 28 de novembro, a Escola Nacional de Circo da Funarte promove a segunda edição do Seminário Perspectivas para a Formação nas Artes do Circo. O objetivo é promover o debate sobre as perspectivas para formação em artes do circo, apontando as peculiaridades desta linguagem artística bem como os desafios a serem enfrentados pelos profissionais da área. Participam da abertura o diretor executivo da Fundação Nacional de Artes.
Funarte, Reinaldo Veríssimo; o diretor do Centro de Artes Cênicas da entidade, Marcos Teixeira; o coordenador da ENC, Carlos Vianna; e a coordenadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Professora Suéle Maria de Lima. O evento será realizado na sede da Escola, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, das 9h às 18h.
A primeira mesa, Circo e memória, conta com a escritora, pesquisadora e editora de arte e cultura, Cristina Band, aluna da primeira turma do Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, com o tema Dicionário do Circo Brasileiro – biografias de artistas tradicionais e do circo contemporâneo. O dicionário é um desdobramento de duas pesquisas, contempladas com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2012/2013 e pelo edital Rumos, do Itaú Cultural, em 2016. Em formato digital – site em inglês e português –, com 1500 verbetes, árvores genealógicas de famílias de circo que estão na quarta geração, fotografias e glossário, o projeto será lançado em 2017. Estarão nesta mesma mesa os professores da ENC Latur Azevedo, Pirajá Bastos, Walter Carlo, Angela Cericola, Delisier Rethy e Jamelão.
Outro destaque é a mesa específica para discutir os desafios e particularidades da pesquisa nas artes do circo, que terá a participação do professor doutor Marco Antonio Bortoleto, da Unicamp; Patrice Aubertin, diretor de Pesquisa e do Programa de Treinamento de Professores da Escola de Circo de Montreal (Canadá); e Gustavo Alejandro Silva, professor da Unsam (Argentina).
Diferentes perspectivas de projetos serão apresentadas na mesa Experiências internacionais,com Rachel Rache de Andrade, diretora do Pólo de Circo de Marseille e da Bienal de Circo de Marseille; Malin Borg, diretora Adjunta e Relações Acadêmicas da Swissnex Brazil; Zezo Oliveira, da Secretaria de Cultura de Recife/PE; e Catherine Faudry Encarregada, de Missão Espetáculo Vivo/Circo, Artes de Rua, Marionetes do Departamento de Trocas e Cooperações Artísticas do Instituto Francês. Ao final, haverá apresentação artística dos alunos da Escola Nacional de Circo.
Realizado pela primeira vez em novembro de 2015, o Seminário Desafios e Perspectivas para Formação em Artes do Circo tinha como foco marcar o início do Curso Técnico em Arte Circense, apresentando as possibilidades e caminhos do novo curso, realizado em parceria com o IFRJ. Nesta nova edição, o evento visa debater as ações e estratégias até então desenvolvidas, mas sobretudo apontar para a nova etapa do curso que se iniciará, ou seja, momento em que os alunos se preparam para a construção/apresentação de suas pesquisas individuais e trabalho coletivo.
O público prioritário deste seminário são os alunos e professores da Escola Nacional de Circo, bem como os artistas residentes que hoje desenvolvem suas pesquisas na ENC. O evento é aberto a comunidade externa: produtores, artistas, pesquisadores e gestores.
Seminário Perspectivas para a Formação nas Artes do Circo
28 de novembro de 2016, segunda-feira | Escola Nacional de Circo (ENC) – Funarte
Serviço:
Data 28 de novembro de 2016Horário: 9h às 18hGratuito
Local: Escola Nacional de Circo
Rua Elpídio Boamorte, s/n – Praça da BandeiraRealização: Fundação Nacional de Artes - Funarte
Mais informações para o público
Escola Nacional de Circo (ENC): [email protected]