ASSINE
search button

Sexta, 21 de fevereiro de 2025

MIS recebe Riachão na série ‘Depoimentos para a Posteridade’

Sambista será entrevistado por Martinho da Vila, Hugo Sukman, Janaína Marquesini e Tárik de Souza

Compartilhar

O convidado de agosto na série Depoimentos para a Posteridade do MIS / Museu da Imagem do Som será o sambista e compositor baiano Riachão.

O encontro acontece na tarde da próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, às 13h30, nasede da Praça XV.

Prestes a completar 96 anos em novembro, ele será entrevistado por um time de primeira: o cantor e compositor Martinho da Vila, Hugo Sukman - jornalista e curador do novo MIS, a pesquisadora Janaína Marquesini, além do jornalista e crítico musical Tárik de Souza. Vale lembrar que o auditório tem capacidade para 50 pessoas, por isso é bom chegar cedo para garantir o lugar. A entrada é franca.

Clementino Rodrigues, ou Riachão nasceu no ano de 1921, em Salvador. O apelido "Riachão" lhe foi dado ainda adolescente, quando costumava fazer  pose de brigão e, por isso, ganhou a fama de riachão, termo que os baianos usam para se referir a pessoas de gênio difícil.  Na Bahia, é considerado um dos mais importantes sambistas, ao lado de nomes como Batatinha, Walmir Lima, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Roque Ferreira e Edil Pacheco.

Expoente da era de ouro do rádio baiano nas décadas de 1940 e 1950, Riachão atuou em duplas sertanejas e em carreira solo. Teve, ainda na década de 1950, gravadas suas composições 'Meu Patrão', 'Saia'  e 'Judas Traidor', por Jackson do Pandeiro.

Também atuou no cinema, em alguns filmes, como 'A Grande Feira', de Roberto Pires, em 1961 e 'Pastores da Noite', de Marcel Camus, em 1972, baseado na obra do amigo Jorge Amado.  Entre seus vários intérpretes, além de Jackson do Pandeiro, estão Caetano Veloso e Gilberto Gil com 'Cada macaco no seu galho', Cássia Eller em 'Vá morar com o Diabo', além de Dona Ivone Lara, entre tantos outros.

Serviço: MIS convida 'Riachão - Série Depoimentos para a Posteridade'

Local: Museu da Imagem e do Som do RJ - Praça Luiz Souza Dantas, 01, Praça XV

Data: 04 de agosto, sexta-feira, 13h30

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre

Mais informações: 2332-9520/ 2332-9506